A Secretaria de Saúde (Sesau), deu início nesta quinta-feira (22), a uma capacitação sobre noções básicas para fiscalização sanitária. A atividade segue até esta sexta-feira (23), no auditório da Coordenação Geral de Vigilância Epidemiológica (CGVS), no bairro São Francisco.
Ao todo, 14 representantes de municípios do Estado estão participando da atividade, que reforça o poder de atuação dos agentes que desempenham atividades de fiscalização sanitária.
“O curso de fiscalização e conduta sanitária serve para capacitar e orientar os fiscais sanitários nas suas inspeções. Ele é voltado para todos os municípios, e hoje 14 deles estão participando”, afirmou o diretor da Vigilância Sanitária da CGVS, Rafael Chrusciak.
A programação havia sido acordada com os municípios há bastante tempo, mas, sua execução precisou ser adiada por conta da pandemia de covid-19. Somente agora, com a doença sob controle, foi que a CGVS conseguiu colocar a capacitação em prática para os profissionais da área.
“A vigilância sanitária do Estado é responsável por capacitar e orientar os fiscais sanitários, tanto nas ações quanto na conduta, postura e habilidade. Então preparamos uma equipe técnica com experiência para estar ministrando a capacitação”, ressaltou o administrador do Departamento da Vigilância Sanitária (DVS), Jander Welson Arruda.
RELEVÂNCIA DA AÇÃO
As vigilâncias sanitárias dos municípios são as que mais desenvolvem mudanças ações diretas em prol da sociedade, uma vez que são conhecedoras da realidade de suas regiões. O intuito do curso é que cada representante esteja ciente das principais condutas que deve desempenhar dentro de seu ambiente de trabalho.
“Nossa principal expectativa em relação a esse treinamento é agregar mais conhecimento a respeito do nosso trabalho, do dia a dia e da postura do fiscal sanitário, acredito que isso será muito relevante para o nosso município”, comentou o gerente da Vigilância Sanitária de Caroebe, Josiel Almeida.
Comentários: