Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Saúde

Varíola dos macacos: OMS alerta para emergência internacional de saúde

No Brasil, foram confirmados 607 casos, segundo o Ministério da Saúde

Varíola dos macacos: OMS alerta para emergência internacional de saúde
OMS/Divulgação
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Diante do aumento de casos da varíola dos macacos (monkeypox) em regiões não endêmicas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, no sábado (23), que a doença deve ser considerada uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Este é o nível máximo de alerta para uma agente infeccioso.

A nova classificação da varíola dos macacos foi anunciada pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva de imprensa. “Temos um surto que se espalhou rápido pelo mundo, através de novas formas de transmissão, sobre as quais entendemos muito pouco, e que se encaixa nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional”, afirmou.

Desde o início deste ano foram notificados mais de 16 mil casos da doença em 75 países, no Brasil foram confirmados 607 casos. O risco de contaminação é considerado moderado em todas as regiões do mundo, exceto na Europa, onde a chance de contrair a doença é considerada alta.  

A infecção é caracterizada por erupções/lesões na pele, geralmente no rosto, palmas das mãos e plantas dos pés, parecendo espinhas ou bolhas. Estas lesões também muitas vezes são acompanhadas de sintomas semelhantes aos da gripe (febre, dor de cabeça, mal-estar).

CUIDADOS

Qualquer pessoa pode ser infectada. Para se proteger, limpe regularmente as mãos, use máscara bem ajustada e evite contato físico próximo com pessoas que tenham sintomas como febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, fraqueza e lesões na pele.

 

FONTE/CRÉDITOS: OMS E Agência Brasil
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)