A Unidade de Vigilância Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) iniciou nesta quinta-feira, 31, a vacinação antirrábica em cães e gatos na zona rural de Boa Vista. A ação ocorre de forma itinerante, com equipes volantes percorrendo 22 localidades até o dia 30 de setembro. A estimativa é imunizar 35 mil animais em todo município.
A primeira etapa aconteceu na Vicinal 2, Murupu. O produtor Rural Espedito Carlos da Silva abriu as portas da sua chácara para receber a equipe da prefeitura. Todos os seus cães e gatos foram imunizados. “A gente fica com os animais aqui no campo e é difícil levar até a cidade para vacinar. A prefeitura vindo até os lotes é ótimo para a população”, disse.
Segundo a diretora da UVCZ, Maria Fernanda Antunes Martins, a vacinação é uma medida necessária para evitar que os animais nas comunidades rurais fiquem sujeitos à transmissão da raiva. “Convidamos as pessoas com cães e gatos para que recebam a equipe de vacinação. Imunizar os animais é o principal método de prevenção contra a raiva”, explicou.
ð Confira a programação com locais e horários clicando aqui.
O critério para a vacinação é que o animal esteja em boas condições de saúde e tenha, no mínimo, três meses de idade. A vacina tem validade de um ano, portanto, é fundamental aplicar o reforço anual. “Cuide do bem-estar de seus animais e da segurança de toda a comunidade. Vacinar é um ato de carinho e responsabilidade”, finalizou a diretora da UVCZ.
Comentários: