Para prevenir a disseminação de casos de sarampo pelo mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu alerta aos países e reforçou a importância da vacinação. Em Boa Vista, todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão com o estoque de Tríplice Viral abastecido e disponível para a população.
A vacina disponível na rede municipal protege contra Sarampo, Rubéola e Caxumba. Pessoas com idade entre 1 e 29 anos recebem duas doses, sendo a primeira aos 12 meses e a segunda ao 15. Dos 30 até os 59 anos, apenas uma dose do imunizante é aplicada, caso não tenha sido vacinado anteriormente.
Já os profissionais da área de saúde recebem duas doses de Tríplice Viral, independentemente da idade, com o intervalo de 30 dias entre as aplicações. De acordo com o diretor do Departamento de Epidemiologia, Paulo Rarres, todos os imunobiológicos do Calendário Nacional de Vacinação seguem disponíveis na capital.
“Ainda existe a circulação do vírus em outros estados do país. Embora Boa Vista esteja livre do sarampo, é importante a população estar com a imunização em dia. Para se vacinar, basta o usuário interessado levar o cartão de vacina e do SUS ou CPF para atualizar a caderneta em uma de nossas unidades”, disse.
Gestantes
Mulheres grávidas não podem tomar a vacina Tríplice Viral durante a gestação. No entanto, o imunizante pode ser administrado no puerpério, ou seja, no período do pós-parto. A indicação é válida apenas para mulheres gestantes não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto.
Horário de atendimento
Desde o ano passado, o horário de atendimento nas salas de vacina das UBSs foi ampliado. Todas as unidades funcionam em horário corrido, das 7h às 19h. Délio Tupinambá, Olenka Macellaro e Aygara Motta, localizadas nos bairros Nova Cidade, Caimbé e Cidade Satélite, respectivamente, atendem até a meia-noite.
Comentários: