A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan tem uma eficácia de quase 80% na proteção contra a doença. Isso é o que mostra estudo publicado nesta quinta-feira (1º) em uma das principais revistas médicas do mundo: o The New England Journal of Medicine.
O artigo científico traz dados preliminares dos ensaios clínicos da fase 3, em que o imunizante foi aplicada em mais de 16 mil voluntários com idades que variam de 2 a 59 anos.
A Butantan-DV, como é chamada, utiliza 4 cepas do vírus da dengue atenuados. E está prevista uma única dose da vacina, uma vantagem logística e econômica com relação às 2 vacinas já autorizadas pela Anvisa. conforme explicou o diretor do Butantan, Esper Kallás.
A vacina do Butantan surge como esperança para frear o aumento de casos no país. A previsão do Instituto é que os testes sejam concluídos agora em Junho. Em seguida, será apresentado um relatório à Anvisa. A aprovação definitiva deve sair em 2025.
O número de casos na cidade de São Paulo já superou 1800, nas 3 primeiras semanas de janeiro. No estado, são 7 mortes e mais de 10 mil casos registrados.
Comentários: