A Universidade Federal de Roraima se tornou uma das instituições federais de ensino superior a ser associada ao Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PROFIAP). Desta forma, a instituição será mais um polo do curso da área de mestrado profissional em administração pública em Roraima no campus Paricarana.
O PROFIAP é um curso de mestrado na área de administração ofertado nacionalmente e coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Na região Norte, anteriormente, somente existia um polo em Rondônia (UNIR) e outro no Tocantins (UFT). Com a expansão feita neste ano, além de Roraima, também existirá um polo no Acre (UFAC) e Amazonas (UFAM) e três no Pará na UNIFESSPA, UFOPA e UFRA.
Conforme a coordenação do mestrado na UFRR, o curso terá abertura no 2° semestre de 2024 (agosto) com 10 vagas e no 1°semestre de 2025 também com 10 vagas. Uma observação é que 50% das vagas são destinadas para servidores das IFEs.
No geral, o objetivo é oferecer condições científicas e técnicas para formar profissionais que busquem inovação na gestão pública.
A coordenadora do mestrado profissional, a professora Denise Figueiró Mendes, explica que dentro de Roraima o curso busca ser importante nos contextos do próprio ambiente da UFRR capacitando servidores e também no estado de Roraima desenvolvendo e capacitando profissionais a construírem um ambiente organizacional mais eficiente e eficaz no âmbito público. “O intuito é capacitar os servidores públicos e atender a demanda social em Roraima. Por ser um mestrado profissional, o curso busca unir a teoria e a prática dos profissionais, levando em conta a vivência de cada pessoa. Isso é muito importante para construirmos um conhecimento significativo”, avalia a coordenadora.
Teste ANPAD
Para participar como estudante do mestrado profissional pelo PROFIAP é necessário o interessado realizar o teste da ANPAD. O Teste é um exame de proficiência criado em 1987 pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). Segundo a ANPAD, o exame foi criado “com o objetivo de homogeneizar o processo de seleção de estudantes para programas de pós-graduação em Administração, Ciências Contábeis e áreas afins em todo o Brasil”. Para isso, são mensurados os desempenhos dos participantes em resolução de problemas interpretativos e em línguas, lógicos/matemáticos e analíticos/argumentativos.
Conforme a coordenadora, Denise Mendes, neste ano de 2024 o teste ANPAD terá uma edição especial em abril de 2024 para atender os novos estudantes que estão nos polos associados recentemente. “O fluxo normal é sempre entrar estudantes no primeiro semestre de todo ano. Como tivemos o processo de associação de novas instituições de ensino teremos excepcionalmente essa entrada em agosto. Para ingressar no mestrado é necessário o exame da ANPAD. Teremos uma edição em abril deste ano, mas também terá o de fluxo normal em junho de 2024”, explica.
Comentários: