A Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) está orientando os proprietários de transporte de animais sobre a importância do cadastramento dos veículos. A medida visa o controle de doenças, furto de gado, e rastreabilidade, com a finalidade de garantir a segurança sanitária dos animais.
Os fiscais agropecuários percorrem vicinais e rodovias de todo Estado para orientar os motoristas autônomos ou empregados em transportadora de cooperativas a procurarem as Unidades de Defesa Agropecuária para realizarem o cadastro. Atualmente a Aderr tem cadastrado mais de 300 veículos.
O cadastramento de veículos transportadores, por meio de fiscalização em postos fixos ou equipes volantes, é importante para salvaguardar a saúde pública e o patrimônio agropecuário de Roraima, conforme destaca o presidente da Aderr, Marcelo Parisi.
“É um trabalho fundamental para garantir a sanidade animal, porque nosso Estado vem se preparando ao longo dos anos para mudança no status sanitário para Febre Aftosa, livre sem vacinação, além disso temos que preservar a qualidade dos alimentos que chegam ao consumidor”, disse.
A chefe do Núcleo de Fiscalização de Trânsito e Aglomeração da Aderr, Pâmela Nascimento, informou que o Núcleo tem uma programação para fiscalização móvel em todos os Municípios do Estado.
“A nossa equipe trabalha fazendo ações para evitar o transporte irregular. Nas abordagens são cobrados documento do veículo, origem e destino, bem estar animal, Guia de Trânsito Animal [GTA] e verificação se eles estão com o cadastro em dias na Aderr”, enfatizou.
PARA REALIZAR O CADASTRO
O proprietário do veículo precisa se dirigir para uma Unidade de Defesa Agropecuária, que está instalada em todos os Municípios, ou entrar no site do SIGADERR. É necessário ter em mãos documentos pessoais, dados de endereço e documentos veículos.
Comentários: