A capital, Boa Vista, aponta com mais de 66 mil empregos formais e 25 mil pessoas que recebem o benefício do governo federal. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e Ministério do Desenvolvimento Social.
Boa Vista concentra mais da metade do estoque de emprego do estado de Roraima com 66.249 postos de trabalho, correspondente a 88,2%. Isso ocorre porque o trabalho com carteira assinada representa uma renda formal de emprego, em que os trabalhadores têm direitos e benefícios trabalhistas, além de uma remuneração regular.
O programa Bolsa Família, por outro lado, é um programa de transferência de renda do governo federal brasileiro, destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social. Seu objetivo é fornecer um suporte financeiro para ajudar essas famílias a suprir suas necessidades básicas.
Na região Norte, apenas Roraima, Rondônia e Tocantins possuem número de empregados formais superior ao número de beneficiários do Bolsa Família. A capital Boa Vista apresenta o menor índice da relação beneficiários/empregados com carteira; O município de Iracema apresenta o maior índice do estado.
Comentários: