Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Utilidade Pública

TJRR conquista primeiro lugar no Ranking Nacional da Transparência do Poder Judiciário de 2022

Tribunal de Justiça de Roraima ficou no topo do ranking juntamente com outros quatro Tribunais.

TJRR conquista primeiro lugar no Ranking Nacional da Transparência do Poder Judiciário de 2022
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) conquistou o primeiro lugar no Ranking da Transparência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com índice de 100%. A premiação ocorreu nesta quinta-feira, 1 de setembro, durante a 2ª Reunião Preparatória para o 16º Encontro do Poder Judiciário, em Brasília, com a presença do ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça. O TJRR ocupa a primeira posição no ranking, junto com os Tribunais de Justiça do Amapá, Bahia, Goiás e Piauí. 

Este é o quinto ano do Ranking da Transparência, que busca valorizar os tribunais que mais se destacam no fornecimento de informações de forma clara e organizada. Os itens sob avaliação estão distribuídos em dez temas, com 84 perguntas que buscam identificar, por exemplo, se os órgãos do Judiciário publicam: os objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; o calendário das sessões colegiadas; a ata das sessões dos órgãos colegiados; o campo denominado ‘Serviço de Informações ao Cidadão’ na página inicial; informações sobre licitações e contratos, entre outros.

A secretária de Gestão Estratégica do TJRR, Veruska Lobo, destacou que transparência na gestão pública possibilita a fiscalização por parte da sociedade, além de estender a participação popular na tomada de decisões. 

Ela explica que além do aspecto ético e legal, compartilhar dados públicos com a sociedade, e administrar o poder público de forma transparente, se mostra também uma atitude estratégica, sendo uma das bandeiras da gestão do TJRR. “A melhora crescente é o resultado do esforço do TJRR no sentido de zelar pela transparência ativa e passiva, e pela comunicação com o cidadão. Pela primeira vez desde o início da premiação, o TJRR configura como o mais transparente do Brasil, alcançando 100% de transparência”, comemorou. 

Reunião

Além da premiação dos primeiros colocados no Ranking da Transparência, durante a 2ª Reunião Preparatória para o 16º Encontro Nacional do Poder Judiciário, também será realizada a consolidação das propostas de Metas Nacionais do Judiciário para 2023.  

A programação do evento, nos dias 1º e 2 de setembro, inclui a divulgação do relatório Justiça em Números 2022, com dados estatísticos sobre o funcionamento da Justiça em 2021 e apresentados resultados parciais das Metas Nacionais de 2022.

Durante as reuniões preparatórias, membros da magistratura, servidores, servidoras, gestores e gestoras dos tribunais debatem e apresentam os desafios enfrentados no cumprimento das metas e sugerem ações para o aperfeiçoamento contínuo dos serviços prestados pela Justiça à população.

 

FONTE/CRÉDITOS: NUCRI TJRR
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)