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Telessaúde capacita profissionais dos distritos sanitários especiais indígenas

A modalidade remota atende os Dsei's Leste e Yanomami.

Telessaúde capacita profissionais dos distritos sanitários especiais indígenas
Ascom Sesau
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O Governo de Roraima, com o suporte do Ministério da Saúde, está capacitando profissionais de saúde para realizar exames por meio do Telessaúde, modalidade remota de atendimento nos Dsei's (Distritos Sanitários Especiais Indígenas) Leste e Yanomami.

O treinamento começou nesta desta quarta-feira, 22, e segue até sexta-feira, 24, e vai possibilitar o uso do telediagnóstico para exames como eletrocardiogramas e retinografias, proporcionando mais eficiência e comodidade no atendimento.

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam em áreas indígenas estão em capacitação para operar o sistema. Com ele, será possível realizar procedimentos diretamente nas comunidades, como eletrocardiogramas e retinografias, agilizando os resultados. A medida facilita, por exemplo, a emissão de risco cirúrgico ou o atendimento em casos de emergência.

A Coordenação Geral de Atenção Básica da Sesau (Secretaria de Saúde) está conduzindo os trabalhos no Estado. Segundo a gerente do Núcleo de Telessaúde da Sesau, Marcelle Santos, a nova tecnologia trará uma melhoria significativa nestes atendimentos.

“Com isso, os exames realizados nas comunidades terão laudos precisos e rápidos, reduzindo as filas de espera e agilizando o atendimento. Assim que concluirmos o treinamento, os atendimentos online já poderão começar”, afirmou.

Para a enfermeira do Dsei Yanomami, Juliane Garcia, o suporte oferecido pelo Governo de Roraima tem sido essencial. “Essa capacitação é fundamental para levarmos os aparelhos de eletrocardiograma e retinógrafos às comunidades indígenas. Nossos pacientes yanomami precisam desse apoio para melhorar a qualidade de vida deles”, afirmou.

A estrutura do serviço será adaptada para atender às especificidades das comunidades. Juliane complementou que os equipamentos funcionarão em rodízio, utilizando as conexões de internet disponíveis nos pólos-base.

A chefe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena do Dsei Leste, Jacia Cleide Santos Sousa, também destacou a importância do projeto. “Com o Telessaúde [da Sesau], nossos profissionais poderão oferecer diagnósticos precisos em tempo hábil, diminuindo o número de transferências para a Casai [Casa de Saúde Indígena, localizada em Boa Vista]”, explicou.

Ela também enfatizou a organização logística do atendimento. “A partir de fevereiro, já teremos uma programação para levar os equipamentos diretamente ao território. Essa organização permitirá que as comunidades indígenas sejam atendidas com mais eficiência e segurança”, detalhou.

TELESSAÚDE

O Telessaúde é uma ferramenta tecnológica promovida pelo Ministério da Saúde e implementada em parceria com os governos estaduais, que utiliza a comunicação à distância para oferecer serviços de saúde, como consultas, diagnósticos e acompanhamento médico, sem a necessidade de deslocamento do paciente.

Por meio de plataformas online, profissionais de saúde podem realizar exames, analisar resultados e fornecer orientações de forma rápida e precisa. Essa tecnologia é especialmente importante para comunidades remotas, como as indígenas, garantindo acesso a cuidados médicos de qualidade e promovendo a integração entre a atenção básica e especializada.

 

FONTE/CRÉDITOS: SECOM RORAIMA
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