Durante inspeção na semana passada, os técnicos da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) identificaram a ocorrência de uma possível praga em plantações de bananas no sul do Estado, região onde o cultivo da bananeira tem relevância socioeconômica por ser fonte de renda, principalmente para pequenos agricultores.
O Governo do Estado, por meio da Aderr, já tomou as devidas providências, enviando o material coletado pelos técnicos para o Lanagro (Laboratório Federal de Defesa Agropecuária), em Goiás, a fim de identificar qual a praga que vem ocorrendo nas plantações de banana da região.
Se confirmada a presença de praga, segundo os técnicos da Aderr, o tratamento é a eliminação das bananeiras doentes para evitar a contaminação das plantas sadias e garantir a continuidade da produção de bananas.
DETECÇÃO E PREVENÇÃO
O presidente da Aderr, Marcelo Parisi, enfatizou que anualmente é feito levantamento de pragas para detecção e delimitação, para prevenir a entrada de doenças no Estado.
“Nosso trabalho é contínuo e visa dar segurança aos produtores rurais. Já tomamos providências para executar a ação que for necessária para fazer frente à doença. A Aderr reforça a importância de os produtores adquirirem mudas sadias, originárias de produção idônea, para evitar contaminação e dispersão de pragas em Roraima”, destacou Parisi.
Comentários: