Nesta terça-feira (2), o Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), participou do I Encontro de Conscientização sobre o Autismo, promovido pelo Instituto de Educação de Roraima (Ierr). O evento, que teve como tema “Por uma sociedade mais inclusiva e acolhedora”, contou com a participação de especialistas, profissionais da área e membros da comunidade interessados no tema.
A diretora do Teamarr, Jussara Barbosa, foi uma das palestrantes do evento, abordando o tema “Autismo: do diagnóstico à intervenção”. Durante a palestra, ela apresentou informações sobre o diagnóstico precoce do autismo e as melhores práticas de intervenção para garantir o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA).
“A nossa proposta com o Teamarr é cuidar não somente da criança autista, mas também envolver a família em rodas de conversa, em debates e palestras de psicoeducação, com o intuito de construir subsídios para lidar com situações atípicas que o próprio transtorno do espectro pode trazer. Dessa forma, desenvolvemos ainda mais a questão da acessibilidade e inclusão social das pessoas com TEA”, enfatizou Jussara.
A presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALE-RR, deputada Angela Águida Portella (Progressistas), participou do encontro e destacou sua relevância para a conscientização e inclusão das pessoas com TEA na sociedade.
“O evento foi promovido pelo Ierr, que tem polos em todos os municípios e pode disseminar esse conhecimento para vários segmentos e profissionais em todo o Estado, por meio de videoconferência. Nesse sentido, é fundamental que instituições se unam para defender a inclusão e compartilhar conhecimento, mostrando que existe uma rede de proteção e preocupação com autistas e seus familiares”, frisou a deputada.
Quem participou do evento, aprovou a iniciativa. É o caso da professora Rosângela Viana, que absorveu as informações sobre o TEA e afirmou que o conhecimento adquirido é essencial para a garantia de direitos dessa população.
“Como educadora, o que mais me impactou foi a ênfase na necessidade de uma formação sólida sobre o tema, principalmente sobre atendimento legal da inclusão. Portanto, é essencial que enxerguemos esses indivíduos não como alguém a ser ajudado, mas como uma pessoa a quem devemos garantir direitos”, disse a professora.
Leila Perussolo, reitora do Ierr, ressaltou que o encontro cumpriu o papel de unir organizações para debater o assunto.
“Esta é uma temática fundamental para que a sociedade, governo e as instituições de educação entendam seu papel em promover um ambiente mais acolhedor. Tanto os autistas quanto os não autistas devem refletir sobre isso, sendo esse o principal foco deste encontro, que será o primeiro de muitos outros”, declarou.
O evento foi idealizado pelo Ierr e contou com a parceria da Assembleia Legislativa do Estado, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Conselho Nacional e Estadual de Educação e Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).
O Teamarr
O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), atende crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), realiza terapias e faz encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde.
Os interessados pelos serviços gratuitos do programa podem procurar a nova sede do Teamarr, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Comentários: