A importância da Terapia Antirretroviral para pacientes com HIV foi o principal tema de uma capacitação para profissionais da atenção básica. A atividade contou com a participação de técnicos que integram o Núcleo de Controle de DST/Aids e a Sala de Situação de Saúde da Sesau (Secretaria de Saúde).
Realizada no prédio da SMSA (Secretaria Municipal de Saúde) de Boa Vista nos dias 26 e 27 deste mês, a ação teve como objetivo melhorar a qualidade do atendimento e o gerenciamento de pacientes com HIV/Aids na Atenção Básica do município. Ao todo, 65 profissionais participaram da capacitação.
De acordo com a técnica do NCDST/Aids, Sumaia Dias, a atividade serviu para colocar todos os profissionais dentro das diretrizes dos protocolos do MS (Ministério da Saúde) para atendimento de pessoas vivendo com HIV no estado.
“O Estado tem feito parcerias junto ao Ministério da Saúde para cada vez mais descentralizar os serviços para dentro da atenção básica, para que esse atendimento seja feito de uma forma humanizada, próxima do paciente, e quebrar a cadeia epidemiológica de transmissão rumo à eliminação do HIV no Brasil”, ressaltou.
FAZENDO A DIFERENÇA
A parceria entre a Sesau e a Coordenação de DST/Aids do município de Boa Vista demonstra o compromisso dos profissionais com a melhoria contínua da assistência à saúde das pessoas com HIV/Aids. O fortalecimento da atenção básica é necessário para garantir que a população tenha acesso ao serviço de qualidade e que recebam o suporte de que necessitam.
Caso a população queira realizar uma denúncia ou dar uma sugestão para melhorar os trabalhos que são desenvolvidos nas unidades, existem as ouvidorias de saúde. Pelo Estado, a OGSUS-RR (Ouvidoria Geral do SUS em Roraima) é o principal órgão para receber esse tipo de demanda.
A Ouvidoria Geral está atualmente funcionando na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, n°1364, no Bairro dos Estados. Mais informações e outras dúvidas podem ser sanadas por meio do WhatsApp (95) 98410-6188.
Comentários: