A ação se estenderá até o dia 26, com os atendimentos sendo feitos no período das 8h às 17h.
De acordo com a gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde Bucal, Natália Gallindo, os atendimentos vêm para complementar os serviços de saúde que já são oferecidos para os reeducandos da unidade.
“É importante levar ações como essa, em especial à Saúde Bucal, para pessoas privadas de liberdade, pois tem como objetivo prevenir doenças bucais e oferecer uma melhor higiene oral”, informou.
Os atendimentos prestados são realizados pelo Consultório Odontológico Itinerante, o Odontomóvel, levando aos reeducandos os serviços de limpeza, aplicação de flúor, restauração e extração dentária.
“Essa parceria veio devido às altas demandas de procedimentos de média complexidade para melhor atender a população privada de liberdade”, complementou Natália, ao informar que mais de 400 reeducandos foram contemplados em ação de saúde bucal realizada no ano passado.
Para o diretor do Departamento do Sistema Penitenciário da Sejuc, Rodrigo de Brito Silva, a atividade complementará expressivamente os atendimentos que são realizados na PAMC.
“A saúde bucal é importante para prevenir infecções e o agravo de algumas doenças, como doenças autoimunes, diabetes e anemia, que podem piorar com uma má higiene bucal. E com esse mutirão conseguiremos dar uma melhor qualidade de saúde bucal aos internos enquanto eles estiverem cumprindo a pena aqui no sistema prisional de Roraima”, frisou.
Comentários: