O ginecologista é o especialista nos cuidados e prevenções do sistema reprodutor feminino, a fim de zelar pela saúde da mulher, desde a infância até a fase adulta. A Secretaria de Saúde (Sesau), reforça a importância dessa profissão e dos cuidados femininos.
A médica especialista em ginecologia e obstetrícia, Jéssica Lopes, trabalha no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré e no CRSM Centro de Referência à Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin. Ela conta que o acompanhamento feito com um profissional aumenta a qualidade de vida da mulher.
“Cada mulher tem necessidades específicas e, por isso, ter informações confiáveis sobre contracepção, sexualidade, corpo e saúde feminina é fundamental para uma boa qualidade de vida, e nessa missão atua a ginecologia”, afirmou.
A especialista ressalta ainda que manter uma rotina de cuidados com a saúde íntima previne doenças. “A avaliação da região íntima entre outros exames direcionados individualmente pelo especialista são indispensáveis. Todo esse cuidado evita doenças como câncer, lesões infecciosas avançadas ou mesmo transtornos psicológicos gerados pela falta de apoio profissional adequado”, disse.
Além dos cuidados diários, anualmente toda mulher deve fazer uma rotina de avaliação ginecológica que inclui o preventivo do colo uterino, o exame do Papanicolau, ultrassonografia de mamas e pelve, bem como mamografia, de acordo com a idade.
A advogada Rayanne Lima, de 29 anos, conta que faz uma visita periódica a sua ginecologista e todos deveriam seguir esse exemplo.
"Desde cedo vou ao ginecologista, e é ótimo para a saúde ir a uma consulta com o profissional, porque podemos prevenir doenças. Além de ser bom tirar dúvidas que aparecem às vezes", comentou.
Essa profissão é marcada pela confiança e respeito. A mulher expõe sua intimidade, dúvidas e desconfortos para esses profissionais. Às vezes, por vergonha, elas deixam de ir ao ginecologista, mas é fundamental fazer consultas, para prevenir doenças, e, caso seja detectado algum problema de saúde, assegurar um tratamento adequado.
Na obstetrícia, o ginecologista se dedica à reprodução e assiste a paciente durante a gestação, acompanhando o pré-natal, parto e pós-parto, garantindo a segurança e saúde da mãe e da criança.
Comentários: