Iniciou nesta segunda-feira (4), consumidores em todo o país poderão quitar suas dívidas presencialmente nas agências dos Correios, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. A parceria amplia o atendimento do Feirão Serasa Limpa Nome, o maior evento de negociação de dívidas.
Com mais de mil empresas parceiras, a 32ª edição do Feirão, que começou em 28 de outubro, oferece condições especiais e acordos exclusivos, com descontos que chegam a até 99%. Segundo a Serasa, até setembro de 2023, cerca de 71,8 milhões de brasileiros estavam em situação de inadimplência.
Embora o serviço esteja disponível ao longo do ano, neste mês, os inadimplentes têm condições ainda melhores para negociar suas dívidas, o que pode atrair a atenção de golpistas. Por isso, é fundamental estar atento a possíveis fraudes via links, uma vez que a Serasa não envia mensagens aos consumidores para resolver pagamentos.
"Em nenhuma hipótese o consumidor deve fornecer dados a estranhos. A Serasa não entra em contato com você", afirmou o diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho. Ele explica que, além dos Correios, os interessados devem procurar os canais oficiais da Serasa: aplicativo ou site, onde está disponível uma lista das empresas participantes, incluindo companhias de telecomunicações, concessionárias de água e energia, bancos, financeiras, redes de varejo, entre outras.
"Após o cadastro no aplicativo ou site, o consumidor pode ver suas dívidas e as opções de pagamento (boleto ou Pix). A novidade deste ano é o 'carrinho de ofertas', semelhante ao dos sites de compras, no qual é possível reunir várias dívidas para pagamento único ou parcelado", detalhou Carvalho.
O Feirão
O mutirão visa à renegociação de dívidas com descontos e condições especiais de pagamento, como parcelamento em até 72 vezes. Os débitos podem ser quitados presencialmente ou de forma on-line, em até três minutos.
A especialista e porta-voz do Serasa em Roraima, Laís Francisco, destacou que o Feirão acontece duas vezes ao ano, no início e agora, ao final, "pensando no consumidor, para que ele termine o ano livre de dívidas e tenha mais acesso a crédito financeiro. Nosso grande objetivo é: sair da inadimplência e retomar o acesso a crédito, importante para que ele realize sonhos e adquira bens desejados", ressaltou.
Laís também afirmou que, com a parceria com os Correios, que envolve mais de 10 mil agências, espera-se alcançar um grande número de consumidores. "Eles podem comparecer às agências, consultar sua situação de forma totalmente gratuita e decidir se querem ou não fechar um acordo. Até o momento, já firmamos mais de um milhão de acordos e queremos triplicar esse número até o fim do Feirão", comentou.
A especialista ainda alertou sobre cuidados para evitar fraudes. "Infelizmente, muitas pessoas tentam se passar pela Serasa. Temos um número oficial de WhatsApp para negociações, com um selo verde de verificação. É muito importante que os consumidores verifiquem o número oficial [disponível no site] e reconheçam esse selo", concluiu.
Comentários: