Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Educação

Segurança alimentar e nutricional indígena será debatida em palestra no campus do IFRR na zona oeste

O período de inscrições já iniciou e a palestra ocorre no próximo dia 17.

Segurança alimentar e nutricional indígena será debatida em palestra no campus do IFRR na zona oeste
Divulgação IFRR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Como parte das ações alusivas ao Dia dos Povos Indígenas, 19 de abril, será realizada, na próxima segunda-feira, dia 17, a partir das 19 horas, no auditório do CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste) IFRR (Instituto Federal de  Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima), a palestra "Políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e alimentação indígena".

O evento, que é uma das ações do projeto Gestão Pública em Debate, desenvolvido no CBVZO, tendo como palestrante a professora mestre em Antropologia Social Inara do Nascimento Tavares, é voltado para a comunidade interna e externa do IFRR. As pessoas interessadas em participar podem se inscrever acessando o link https://suap.ifrr.edu.br/eventos/inscricao_publica/248/. A palestra contará com certificação.

Segundo o mediador do evento, professor do curso de Gestão Pública Amarildo Ferreira Júnior, o objetivo da ação é promover um debate entre estudantes, professores e professoras do campus, além de pessoas interessadas do público em geral, com base nos conhecimentos e dados apresentados na palestra e, a partir disso, buscar o reconhecimento e o fortalecimento de políticas públicas para a segurança alimentar e nutricional dos povos indígenas.

“A expectativa é, com base na palestra, debater com as pessoas participantes enfoques que permitam à gestão pública reconhecer a importância e fortalecer políticas públicas de segurança alimentar e nutricional que mantenham relações de reconhecimento da autoafirmação política, social e cultural dos povos originários e que sejam significativas à garantia de seus direitos sociais, econômicos e culturais”, explicou Ferreira Júnior.

Antes da palestra, será exibido o documentário de curta-metragem “Cumaji – O sabor tempera o costume”, dirigido e produzido pelo antropólogo Irmânio Sarmento, com fotografia e edição de Valmik Mota.

PALESTRANTE 

Inara do Nascimento Tavares, mulher indígena do povo Sateré Mawé, é coordenadora do curso Gestão em Saúde Coletiva Indígena no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, da Universidade Federal de Roraima (UFRR); cientista social e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam); doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ); e membro do Grupo Temático Saúde Indígena da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

SINOPSE DO CURTA-METRAGEM 

"Cumaji – O sabor tempera o costume” é um documentário que aborda o processo de elaboração do cumaji por habitantes da Terra Indígena São Marcos, em Roraima. O cumaji é um tipo escuro de tucupi,  sumo extraído da mandioca (Manihot esculenta), amplamente utilizado na cultura alimentar dos povos da Região Amazônica. O documentário foi produzido com recursos do edital público Premiação Faz Cultura, da Prefeitura Municipal de Boa Vista, facultado pela Lei Aldir Blanc (Lei 14.017, de 29 de junho de 2020).

Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)