A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) está promovendo uma formação continuada sobre os cuidados com a saúde mental e emocional. A ação alusiva à campanha do Janeiro Branco é direcionada aos profissionais da Dipse (Divisão de Desenvolvimento Psicossocial Escolar). A capacitação segue até 26 de janeiro.
De acordo com a chefe da Dipse, Nazaré Sicsu, a iniciativa visa prevenir doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico, e preparar os servidores lotados na divisão para atender aos colegas de trabalho e alunos da rede.
“O objetivo é implementar a formação continuada, centrada no aprimoramento constante do conhecimento, da prática e do engajamento para promover o desenvolvimento profissional e pessoal. Além disso, com a formação, nós estaremos mais preparados, e teremos mais segurança para agir em relação às demandas que chegam até nós”, complementou Nazaré.
Aproveitando a campanha Janeiro Branco, que alerta sobre os adoecimentos e sobre a manutenção da saúde mental, a equipe realizará debates e apresentações de temas como migração, insônia, ansiedade, TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), depressão, autismo e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).
A primeira formação teve como foco os temas População Indígena e Público LGBTQIA+. A apresentação foi conduzida pela orientadora educacional Katia Barbosa.
A campanha Janeiro Branco é baseada na Lei Federal 10.216/2001 (Lei de Saúde Mental), que reforça a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais.
PSICOSSOCIAL ESCOLAR
A Divisão de Desenvolvimento Psicossocial Escolar é um setor dentro da Seed que tem a atribuição de acolher servidores e alunos em demandas específicas, identificar as necessidades e fazer os devidos encaminhamentos a atendimentos especializados. O setor conta com uma equipe de psicólogos e assistentes sociais que atendem a rede estadual de ensino.
Esses profissionais são essenciais dentro do ambiente escolar, contribuindo para a formação dos estudantes, para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e para o fortalecimento do vínculo família-escola.
Comentários: