Para promover novas políticas públicas relacionadas à Ciência, Tecnologia e Inovação em Roraima, o Governo do Estado, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) e da e Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima), realiza nos dias 21 e 22 de março a 3ª CECTI-RR (Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação).
O evento será sediado no Campus Reitoria da Uerr (Universidade Estadual de Roraima), no bairro Canarinho, e vai discutir o tema central “Para um Roraima Justo, Sustentável e Desenvolvido”.
As inscrições acontecem de 5 a 21 de março, de forma gratuita e online pelo site da Seadi .O evento será efetuado na quinta-feira, 21, das 18h às 21h, e na sexta-feira, 22, das 7h30 às 18h, no auditório do Campus Reitoria da Uerr. A Seadi também fornecerá certificados de participação através dos e-mails cadastrados online.
“A realização da 3ª CECTI-RR oportuniza a participação de pesquisadores, gestores, empresários, representantes da sociedade civil organizada, estudantes e demais interessados, fomentando diálogos, propondo soluções para os desafios enfrentados pelo desenvolvimento científico e tecnológico em Roraima, tanto no âmbito público quanto privado”, destacou a Cintia Castro, representante da comissão gestora.
“Esta Conferência desempenha um papel significativo em diversos contextos e setores relacionados a políticas públicas, inovação, educação, saúde, meio ambiente, entre outros, cabendo destacar a participação democrática identificando prioridades na construção de objetivos comuns, mobilizando conscientização e legitimidade sobre decisões importantes, fortalecendo a sociedade civil”, reforçou Marcio Grangeiro, presidente da 3ª CECTI.
As propostas geradas durante a conferência serão compiladas em um documento único do Estado de Roraima e encaminhadas para a 5ª CNCTI (Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação), que ocorrerá de 4 a 6 de junho de 2024 em Brasília (DF). Este documento contribuirá para a elaboração da ENCTI (Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação) 2024-2030, com o tema “Para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira, dia 21:
18h - Credenciamento
19h - Cerimônia de Abertura
20h - Palestra: Democracia e Acesso a CT&I
21h - Encerramento
Sexta-feira, dia 22:
8h - Abertura
8h20 - Palestra: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Estadual Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: diagnóstico e prognóstico da ciência em Roraima, como contribuir localmente.
8h50 - Palestra: Setores produtivos e apoio à inovação nas empresas: os desafios e oportunidades no processo de integração da ciência e inovação aos setores produtivos.
9h20 - Palestra: Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos: perspectivas socioculturais na transfronteira.
9h50 - Palestra: Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social: segurança alimentar de populações vulneráveis.
10h - Intervalo
10h20 - Grupos de Trabalho
12h - Intervalo
14h - Grupos de Trabalho
17h - Apresentação Geral das Propostas
18h - Encerramento
5CNCTI
A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é o mais importante e democrático evento voltado ao debate das políticas públicas do setor. Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o encontro acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília (DF), com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.
A CNCTI tem caráter consultivo e volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos. Seu objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que deverá ser seguida pelos próximos anos (2024-2030). A nova estratégia substituirá a de 2016-2023, que durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados.
PARCEIROS
As entidades parceiras no evento são o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), UFRR (Universidade Federal de Roraima), IFRR (Instituto Federal de Roraima), Uerr e o FCTI-RR (Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Roraima).
O Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), o Consecti (Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I) e o CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos) organização social supervisionada pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) são apoiadores, além da articulação de mais de 40 instituições e oito ministérios.
Comentários: