Nesta terça-feira (13), a paróquia Nossa Senhora da Consolata comemora a padroeira dos olhos e da visão, Santa Luzia. Neste ano, a festa tem como tema: “Santa Luzia: exemplo de fé e fidelidade a Cristo” e será comemorada na comunidade do Treze de Setembro.
Pela sua fidelidade a Cristo, desde o dia 10 de dezembro, a comunidade de Santa Luzia esteve realizando noites de oração em preparação para o dia da padroeira. Neste dia 13, haverá a procissão às 5 horas da tarde e a Santa Missa campal. Em seguida, haverá o arraial e o bingo com 13 prêmios, entre eles, uma TV de 50 polegadas e 500 reais.
A comunidade está localizada em frente à praça do bairro Treze de Setembro, entre as ruas Monte Castelo e Pedra Pintada.
HISTÓRIA DA SANTA
Santa Luzia nasceu em Siracusa, Itália, no fim do século III. Veio de uma família rica com boa formação cristã, por isso ela havia feito o voto de virgindade perpétua e, depois que seu pai faleceu, descobriu que estava prometida a um casamento.
Em um tempo para discernimento, Luzia e sua mãe enferma foram para a Catânia em busca da cura. O milagre aconteceu e elas voltaram para Siracusa. Estando na cidade italiana, ela vendeu tudo que lhe pertencia, doou aos pobres e passou por várias perseguições por querer se manter virgem e obediente à Deus.
No ano de 304, Luzia foi decapitada e antes de morrer, arrancaram-lhe os olhos. Por isso, ela é reconhecida pela vida que dedicou à Jesus, a Luz do mundo.
Comentários: