Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Saúde

Roraima recebe 100 mil doses para campanha de vacinação contra a influenza

O cronograma de ações prevê ainda a realização de um “Dia D” no dia 25.

Roraima recebe 100 mil doses para campanha de vacinação contra a influenza
Ascom/Sesau
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em atendimento às particularidades climáticas da Região Norte, o Ministério da Saúde vai realizar nova campanha de vacinação contra a influenza, no período de 13 a 15 de dezembro. O cronograma de ações prevê ainda a realização de um “Dia D” no dia 25.

De acordo com a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, órgão subordinado à Sesau (Secretaria de Saúde), o Estado recebeu 100 mil doses de vacinas, tendo realizado a distribuição de 50.650 doses de vacina aos 15 municípios e distritos Sanitários Indígenas. 

A vacina a ser utilizada na campanha é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.

“Tida como a melhor e mais importante estratégia de prevenção contra a influenza, a vacinação ocorre de forma diferenciada este ano. Após discussões com diversos segmentos da sociedade científica, passa-se a levar em consideração uma operacionalização da vacinação contra influenza na Região Norte de forma diferenciada, tendo em vista o ciclo de chuvas”, explicou a gerente do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização, Vitória Magalhães.

PÚBLICO-ALVO

Fazem parte do público-alvo: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; População Indígena; Trabalhadores da Saúde; Gestantes; Puérperas; Professores; Idosos com 60 anos ou mais; Pessoas em situação de rua; Profissionais da Segurança Pública, Salvamento e Forças Armadas; Pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do Transporte Público e Portuário; Agentes do Sistema Prisional; População Privada de Liberdade e Adolescentes e Jovens do Sistema Socioeducativo.

“Desta forma, a vacinação será capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação do vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos. Este é o ano de transição para a nova forma de operacionalizar contra a Influenza no Brasil, que ocorrerá de forma sazonal”, completou a gerente do NEPNI.

A vacina contra a Influenza pode ser acessada em qualquer Unidade Básica de Saúde, nos 15 municípios do Estado.

FONTE/CRÉDITOS: Minervaldo Lopes
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)