Nesta terça-feira, 03 de setembro, a Reitoria da Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizou uma reunião entre líderes religiosos e acadêmicos para discutir a construção do futuro Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Boa Vista.
O encontro contou com a presença de Dom Evaristo Spengler, bispo diocesano de Roraima, do Pe. Luiz Claudemir Botteon, reitor do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, e dos professores José Geraldo Ticianeli, reitor da UFRR, e Silvestre Lopes da Nóbrega, vice-reitor da instituição, e o professor de Engenharia Civil, Dirceu Medeiros.
O principal objetivo da reunião foi estabelecer uma parceria entre a UFRR e a Diocese de Roraima para viabilizar o projeto interdisciplinar que levará à construção do santuário. De acordo com as discussões, a Universidade se comprometeu a firmar um convênio com a Diocese, permitindo que cursos como Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Arquitetura e Urbanismo, História e outros afins contribuam com seus conhecimentos técnicos e acadêmicos.
Para o reitor do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, Pe. Luiz Claudemir Botteon, essa reunião é o ponto positivo. “Este projeto representa uma significativa colaboração entre a academia e a Igreja, reforçando o papel da UFRR como um agente ativo no desenvolvimento da região e na promoção da cultura e da fé”.
Os projetos serão desenvolvidos de forma colaborativa, após aprovação pelos conselhos acadêmicos de cada curso envolvido. Essa cooperação tem o potencial de unir expertise técnica e cultural, resultando em um santuário que não só atenderá às necessidades espirituais da comunidade, mas também se destacará como um marco arquitetônico e histórico para Boa Vista.
A previsão é de que, em breve, o convênio institucional seja oficialmente assinado. Posteriormente, os projetos construtivos serão elaborados em parceria com o escritório de arquitetura Apostolado Litúrgico, de São Paulo, responsável pelo estudo arquitetônico do santuário.
Comentários: