A organização humanitária Refúgio 343, com atuação principal em Boa Vista (RR), divulgou nesta terça-feira (16/01), o resultado do Programa de Bolsas de Ensino Superior 2024, destinado a refugiados e migrantes residentes no Brasil. Foram mais de 110 candidaturas recebidas e analisadas criteriosamente por um corpo técnico, para 18 bolsas integrais em cursos de graduação, em quatro universidades brasileiras. A iniciativa contou, pela primeira vez, com candidatos de nove países: Venezuela, Cuba, Angola, Afeganistão, Congo, Timor, Gabão, Guiana Inglesa e Colômbia.
Os 18 aprovados tiveram a opção de escolher um dos 23 cursos de graduação presenciais ou 38 cursos de graduação EAD (Educação a Distância) oferecidos. Foram seis vagas destinadas para a Faculdade Arnaldo, em Belo Horizonte; cinco vagas para o Centro Universitário do Sul de Minas (Unis); cinco vagas para o Centro Universitário Facens (Facens); e duas vagas para o ENIAC - Centro Universitário de Excelência. Os universitários ingressarão nos cursos de Agronomia, Administração, Marketing, Engenharia, Comércio Exterior, Processos Gerenciais, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Letras.
Esta é a quarta edição do programa, que iniciou em 2021, com a oferta de cinco bolsas na Faculdade Arnaldo, em Belo Horizonte. “Pela primeira vez, tivemos a aprovação de pessoas de quatro nacionalidades e não apenas de uma, como ocorreu nos anos anteriores. Apesar da maioria ter sido de venezuelanos, esse resultado mostra o quão diversa é a nossa atuação e vamos conseguir apoiar o estudo de angolanos, congoleses e gaboneses. Os estudantes começam ainda neste semestre”, conta Carolina Nunes, gerente de Operação e Novos Negócios do Refúgio 343.
Os solicitantes podem conferi na lista https://refugio343.org/wp-content/uploads/2024/01/Resultado-Selecao-de-Bolsa-Ensino-Superior-2024.pdf
Sobre o Refúgio 343 O Refúgio 343 é uma organização humanitária que visa a reinserção socioeconômica de refugiados e migrantes no Brasil. Em 2023, Fernando Rangel, fundador da organização, recebeu o título de Empreendedor Social do Ano, pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab, na categoria ‘Escolha do Leitor’. Em 2022, o Refúgio 343 foi reconhecido como Melhor ONG do Brasil pelo Prêmio Melhores ONGs, o maior do Terceiro Setor. Até o momento, a organização já apoiou a interiorização de mais de 4 mil pessoas em 243 cidades do país e formou 3 mil refugiados e migrantes em Língua Portuguesa e outros cursos livres em apenas 4 anos
Comentários: