Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Educação

Refúgio 343 abre inscrições para o Programa de Bolsas de Ensino Superior 2024

Iniciativa oferece 18 bolsas integrais em parceria com universidades brasileiras e busca promover a reinserção socioeconômica de refugiados e migrante

Refúgio 343 abre inscrições para o Programa de Bolsas de Ensino Superior 2024
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A organização humanitária Refúgio 343, em colaboração com a Faculdade Arnaldo, Centro Universitário do Sul de Minas (Unis), Centro Universitário Facens (Facens) e ENIAC - Centro Universitário de Excelência, anunciou a abertura das inscrições para o Programa de Bolsas Integrais de Ensino Superior 2024. Destinado a refugiados e migrantes residentes no Brasil, o programa disponibiliza 18 vagas em quatro instituições de ensino superior, com opções de cursos presenciais e a distância.

Os interessados têm até o dia 07/01/2024 para submeter suas candidaturas através do link https://forms.gle/Z5wjeG3RpjbAKRjH9. O programa abrange 23 cursos de graduação presenciais e 38 cursos de graduação EAD, com a duração de até 4 anos.

A seleção dos candidatos será realizada pelo Refúgio 343, considerando critérios como idade superior a 18 anos, conclusão do Ensino Médio no país de origem ou no Brasil, documentação regular, fluência ou compreensão da língua portuguesa, e tempo de residência no Brasil. Os aprovados serão convocados para a etapa decisiva de elaboração de redação, realizada de forma remota. O resultado final será divulgado em 15/01/2024, nas redes sociais da ONG (@refugio343_) e das universidades parceiras.

A gerente de operação de novos negócios do Refúgio 343, Carolina Nunes, destaca o propósito do programa: "O objetivo do programa é possibilitar novos meios para refugiados e migrantes alcançarem a reinserção socioeconômica no nosso país. Queremos ampliar o alcance das oportunidades oferecidas, com vagas remotas e também presenciais em Sorocaba, Guarulhos e em Belo Horizonte".

Cada uma das universidades parceiras destinou um número específico de vagas, sendo seis para a Faculdade Arnaldo, duas para o Unis, cinco para a Facens e outras cinco para o ENIAC. Os candidatos devem atentar para as modalidades de ensino dos cursos escolhidos, que variam entre 100% presenciais e a distância.

O Programa de Bolsas de Ensino Superior é uma iniciativa que já ocorre há dois anos em parceria com universidades privadas. O Refúgio 343 tem buscado expandir sua atuação, contando com o apoio de diferentes instituições de ensino superior. O impacto positivo do programa é evidenciado por histórias como a de Marianny Gomez, natural da Venezuela, que recebeu uma bolsa da Faculdade Arnaldo e agora está prestes a concluir seu curso de Marketing, garantindo um emprego como analista de pesquisas de mercado.

Sobre o Refúgio 343, a organização visa à reinserção socioeconômica de refugiados e migrantes no Brasil, sendo reconhecida como Melhor ONG do Brasil em 2022. O apoio ao acolhimento de famílias em 243 cidades do país e o foco na educação são fundamentais para promover a transformação social. A atuação da organização abrange 10 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, interiorizando 4 mil pessoas e formando 2.955 refugiados e migrantes em Língua Portuguesa e outros cursos livres em apenas 4 anos.

FONTE/CRÉDITOS: Refugio 343
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)