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Pronto Socorro Dr. Airton Rocha adota Protocolo Manchester de atendimento

A triagem propõe a avaliação do quadro clínico logo na chegada do paciente na unidade.

Pronto Socorro Dr. Airton Rocha adota Protocolo Manchester de atendimento
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A Secretaria de Saúde (Sesau) adotará o Protocolo de Manchester no Pronto Socorro Dr. Airton Rocha, método utilizado pelos principais hospitais do mundo e que garante a prioridade de pacientes mais graves em relação a casos menos urgentes. A triagem propõe a avaliação do quadro clínico logo na chegada do paciente na unidade e, a partir da identificação das reais necessidades da pessoa atendida, realiza a classificação de gravidade de cada caso a partir do sistema de cores.

A diretora do HGR, Patrícia Renovato, explicou como funciona o protocolo.  “O Protocolo de Manchester vai priorizar a gravidade do quadro clínico do paciente: o vermelho é considerado com risco eminente de morte, e, portanto, deve ser atendido de imediato. O laranja significa urgente, mas ele tem um tempo razoável para o atendimento; o amarelo também é considerado de urgência, mas pode esperar em média de 30 a 60 minutos; e o verde é considerado pouco urgente e pode aguardar até 2 horas”, explicou.

A classificação também auxilia a organizar a unidade ao longo do dia, evitando superlotação no pronto socorro, além de contribuir para melhorar a eficiência de utilização de recursos de emergência, evitando o desperdício em condições onde não há agravamento do quadro clínico dos pacientes.

“A unidade vai funcionar como alta complexidade para atenção terciária àqueles pacientes em estado mais crítico e que precisem de médico intensivista”, afirmou o diretor do Pronto Socorro, Raphael Brunelli.

COMO FUNCIONA?

O método propõe uma avaliação do quadro clínico do paciente logo na chegada e, a partir da identificação das suas reais necessidades, realiza a classificação de gravidade de cada caso a partir sistema de cores:

Vermelho – Emergência – casos gravíssimos, com necessidade de atendimento imediato.

Laranja – Muito Urgente – Caso grave, com necessidade de atendimento o mais prontamente possível. Tempo máximo de espera: 10 minutos.

Amarelo – Urgente – O paciente precisa de avaliação. Não é considerada uma emergência, já que possui condições clínicas de aguardar. Tempo máximo de espera: 60 minutos.

Verde – Pouco urgente – Caso menos grave, que exige atendimento médico, mas pode ser assistido ambulatorialmente no consultório médico. Tempo máximo de espera: 120 minutos.

Azul – Não urgente – Caso de menor complexidade, sem problemas recentes. Este paciente deve ser acompanhado no consultório médico ambulatoriamente. Tempo máximo de espera: 240 minutos.  

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Jornalismo Secom
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