A Sesau (Secretaria de Saúde), com apoio do Ministério da Saúde, deu início nesta terça-feira, dia 12, a uma série de ações que visam implementar a PNAN (Política Nacional de Alimentação e Nutrição) em Roraima.
Conforme a gerente do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Sesau, Karla Renata, a agenda de atividades segue até está quarta-feira, dia 14. A programação inclui a realização de reuniões e oficinas com a presença das coordenações de Atenção Básica dos 15 municípios e outras referências técnicas da área da Alimentação e Nutrição.
“A importância da visita [da equipe do Ministério da Saúde] é realmente apoiar o núcleo programático de alimentação e nutrição, nos dando todo o suporte, todo o apoio. Podendo levar pra Brasília, de repente estratégias pensadas não de forma geral, mas de uma forma local, pensada exatamente no nosso Estado” explicou.
A gerente ressalta ainda que serão pensadas estratégias de políticas de alimentação e nutrição para auxiliar outras pastas do Estado, como Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Seed (Secretaria de Educação e Desportos) e SEI (Secretaria Estadual do Índio), e entidades parceiras, como o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e os DSEI (Distritos Sanitários Indígenas) Leste e Yanomami.
“Melhorar as ações de alimentação e nutrição dentro do estado de Roraima, fortalecendo também as diferentes diretrizes que nós temos dentro da política de alimentação e nutrição, e as estratégias. Nisso, nós temos diferentes estratégias e a Política Nacional vem exatamente fortificar o que vem sendo feito, difundindo as informações para os nossos diversos parceiros”, completou Karla.
SOBRE O PLANO NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
Desde 2021, o Ministério vem realizando visitas a estados da Região Norte com o propósito de avaliar a necessidade que cada estado necessita para melhorar a alimentação e nutrição e bases essenciais, fortalecendo as potencialidades de cada setor.
Esta semana, foi a vez de Roraima receber as representantes da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição, que é ligada ao Departamento de Promoção da Saúde na Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde.
“A gente tem apoiado [os estados] para poder, especificamente, atuar em dois eixos estratégicos, que é melhorar a gestão das ações de alimentação e nutrição e também da organização da atenção nutricional nos municípios. Todo esse esforço visa sanar diversas problemáticas, principalmente no que diz respeito a obesidade, a desnutrição, as carências de micronutrientes, que são questões que impactam na qualidade de vida e de saúde da população brasileira”, reforçou a representante da CGAN, Milena Bernardes.
Comentários: