A Jornada Pedagógica 2024, que abre os trabalhos do ano letivo na rede pública estadual de ensino, contou com a presença de cerca de 3.500 educadores no Ginásio Hélio Campos para as palestras de abertura. O evento foi nesta quarta-feira, 31.
Com o tema “Educação contemporânea: novas identidades e saberes”, o evento trouxe para reflexão e discussão junto aos educadores roraimenses, questões sobre aprendizagem e avaliação.
“Vamos iniciar o ano discutindo temas importantes e atuais, com profissionais renomados do cenário nacional em busca de subsidiar nossos docentes, fortalecer o processo de ensino e assim melhorar os nossos índices educacionais”, destacou o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.
O Doutor em Educação e palestrante convidado, Paulo Wollinger abordou sobre avaliação dentro de uma perspectiva da educação inclusiva. Ele afirmou que seu objetivo é estimular os profissionais de Roraima.
“Eu venho trazer palavras de esperança e falar também sobre os desafios que a gente enfrenta na educação, não só em Roraima, mas no Brasil. Quero levantar alguns potenciais locais e nacionais e dar um estímulo para os professores para o início do ano letivo aqui em Roraima”, disse Wollinger.
Já a professora do Instituto Federal de Roraima, professora Joseane Cortez, abordou em palestra sobre Avaliação da Aprendizagem e sobre trabalhar para que o processo educacional ocorra de fato.
“Trago algumas reflexões sobre a importância de integrar, coadunar a avaliação com a aprendizagem enquanto um processo construtivo, significado, para que de fato o conhecimento aconteça”, disse.
A professora Marlucia Andrade, que atua na Escola Estadual Professora Crisotelma de Brito Gomes, instituição de integra o sistema educacional prisional, disse que a Jornada Pedagógica é importante para atualizar os conhecimentos.
“Nós educadores estamos em constante aprendizado e todo ano nós temos essa riqueza de informação. E nós que atuamos no sistema prisional, quanto mais criatividade, mais conhecimento tivermos, é melhor para o desenvolvimento da aprendizagem lá dentro, que é o nosso objetivo enquanto educadores”, destacou a professora.
O QUE É
A Jornada Pedagógica é uma realização do Governo de Roraima por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) em parceria com o Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e pequenas Empresas de Roraima), Rádio Roraima e ALE-RR (Assembleia Legislativa do Estado).
Jornada segue nesta quinta-feira, 1°, em polos formativos
Nesta quinta-feira, 1°, o processo formativo da Jornada Pedagógica segue ocorrendo em nove polos. Os docentes serão distribuídos conforme os componentes curriculares e a formação ocorrerá durante todo o dia, de forma simultânea.
Na formação, serão abordados temas como projeto de vida, planejamento e desenvolvimento das habilidades e sua relação com a metodologia, eletivas, aprofundamentos, educação especial, entre outros.
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