A professora Pétira Maria Ferreira, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), recebeu o título de Chanceler de Artes e Literatura em Londres, Inglaterra, no último dia 7 de abril. Além disso, no próximo sábado, dia 15 de abril, em Porto Alegre, ocupará a Cadeira Imortal da Academia de Belas Artes do Rio Grande do Sul.
O título concedido à professora Pétira foi outorgado pelo Comitê Internacional de Artes e pela Literarte – Associação Internacional de Escritores – que reconhecem o valor cultural dos trabalhos realizados pela docente por meio do Prêmio de Artes 2023. A premiação ocorreu durante o Prize of Arts realizado na Espacio Gallery (Galeria de Artes), em Londres, na Inglaterra e contou com a presença de diversos artistas e autoridades da arte.
A finalidade da premiação é estabelecer laços entre os países que celebram a lusofonia e recebem artistas em seus consulados, embaixadas, universidades e escolas bilíngues, respeitando as diversidades culturais. A escolha dos premiados é baseada na avaliação curricular e ética dos convidados, sendo aceitos pelo Comitê de Artes por unanimidade.
Pétira também assume a Cadeira Imortal das Belas Artes em virtude do reconhecimento de suas diversas contribuições às artes e literatura. Atualmente, ela organiza sete coleções – cada uma com sete volumes – sobre as gerações na cultura e contos roraimenses e antologias.
Comentários: