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Procon orienta consumidores sobre compras, direitos, garantias e troca de produtos

Produtos eletrônicos, flores, chocolates e cestas de café da manhã estão entre os itens mais procurados

Procon orienta consumidores sobre compras, direitos, garantias e troca de produtos
Jader Souza
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O Dia dos namorados esta chegando, e muita gente ainda não comprou o presente ideal para o seu parceiro ou parceira, em algumas lojas, as tradicionais rosas não podem faltar, esse é o caso de Tássia Melo, ela é proprietária de uma loja de artigos para presentes no Centro de Boa Vista, e diz que as rosas vermelhas são o carro-chefe do seu estabelecimento.

“Elas são campeãs de vendas, ainda mais porque simbolizam o amor, a paixão. Mas também trabalhamos com flores cor-de-rosa, girassóis, lírios, vasos, pelúcias e cestas doces. A gente tem para atender todo público, desde casais mais jovens até os eternos namorados”, informou Tássia.

Com o período da pandemia, a empresária contou também que intensificou as vendas de modo remoto, pelo WhatsApp e redes sociais. Os clientes reservam o pedido com antecedência e, na entrega, são informados sobre quais produtos são ou não perecíveis.

O comércio local é um dos setores que mais lucram com a data. Nessa época, as vitrines são enfeitadas para chamar a atenção do cliente. 

Produtos eletrônicos, flores, chocolates e cestas de café da manhã estão entre os itens mais procurados para presentear a pessoa amada em 12 de junho, Dia dos Namorados. Porém, caso o presente esteja com defeito, o consumidor deve ficar atento aos seus direitos de troca, garantia e, até mesmo, desistência.

De acordo com a diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral, o recomendado é que, para evitar dores de cabeça, se façam pesquisas de preços com calma e busquem qualidade dos produtos e serviços.

“Verifique, em questão de vestuário, a política de troca das lojas. Eletroeletrônicos, deve-se sempre fazer o teste antes de comprar. Restaurantes, é bom ver os serviços que vão ser oferecidos, as taxas que serão cobradas. Se houver apresentação de ‘couvert’ artístico, essa cobrança só é válida desde que o consumidor saiba antecipadamente”, orientou Mileide.                                     

Sobre compras pela internet, o cliente deve estar atento e observar a confiabilidade do site, alerta a diretora. “Procure a qualidade do site, busque saber referências, se o prazo de entrega atenderá às suas necessidades, se possui CNPJ [Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica] e endereço fixo. Desconfie de valores muito abaixo do mercado e não entre em links enviados por Whatsapp, e-mails e SMS, pois eles têm grande chance de serem fraudes”, destacou.

 

Ainda de acordo com Mileide, não existe prazo específico para troca de produtos. No entanto, ele varia de acordo com a política de troca de cada loja. Com relação à desistência, é válida somente para compras feitas fora de estabelecimentos comerciais, como as on-line, por telefone ou catálogos. O consumidor tem o direito de arrependimento em sete dias, contados a partir da assinatura do contrato ou do recebimento do produto ou serviço.

Aumento nas vendas

Conforme Fábio Martinez, assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-RR), a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que as vendas em Roraima, devido ao Dia dos Namorados, estão mais aquecidas do que a média nacional.

Só o mercado de vestuário, calçados e acessórios deverá mover 42% das vendas, seguido do segmento de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, que responderá por 38%. Já itens de farmácias, perfumarias e cosméticos avançam timidamente e estão entre 7% e 7,4% do esperado.

A estimativa é que, no total, sejam movimentados cerca de R$ 3,3 milhões no varejo, o que, segundo a pesquisa da CNC, será o maior valor registrado até então.

“O Dia dos Namorados vai ser a primeira data com o crescimento real nas vendas. Descontada a média de aumento de preços dos produtos mais consumidos, no acumulado dos últimos 12 meses, haverá uma elevação de 2,1% no total das vendas em 2022”, explicou Martinez.

Para ele, esse crescimento deve ainda registrar uma melhora na geração de novos empregos. O valor apresentado, segundo a organização, se refere apenas às vendas do comércio varejista, não sendo calculados faturamentos dos segmentos de bares, restaurantes, floriculturas e motéis.

FONTE/CRÉDITOS: Suzanne Oliveira
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