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Procon Boa Vista promove ação alusiva ao Dia Internacional do Consumidor

As ações envolvem consultas gratuitas ao SERASA, fiscalizações no comércio e orientações diversas sobre o direito do consumidor

Procon Boa Vista promove ação alusiva ao Dia Internacional do Consumidor
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O Dia Internacional do Consumidor é celebrado nesta quarta-feira, 15. E para comemorar essa data, criada para alertar a população sobre seus direitos e proteção nas relações consumeristas, o Procon Boa Vista preparou algumas atividades alusivas, gratuitamente a toda a população.

Na sede do Procon Boa Vista, das 08h às 14h, por exemplo, serão ofertadas consultas gratuitas ao SERASA, além de atendimentos e orientações diversas sobre os direitos dos consumidores. Os servidores do órgão também estarão à disposição para orientar e auxiliar os consumidores que precisarem de ajuda para participação no Mutirão de Renegociação de Dívidas.

MUTIRÃO – A programação segue com o Mutirão de Renegociação de Dívidas, via Portal Consumidor.gov.br, na modalidade online, junto a financeiras e Instituições bancárias, sob orientação de técnicos do Procon Municipal. A ação ocorrerá durante todo o mês de março de 2022.

"Toda renegociação de dívidas será feita por meio dos canais internos dos bancos e pela plataforma de mediação de conflitos, com a participação de mais de 160 instituições financeiras (FEBRABAN), com apoio da ProconsBrasil, Senacon e Procons Estaduais e Municipais", disse a secretária de Defesa do Consumidor do Município, Sabrina Tricot. 

É importante ressaltar que poderão ser negociadas dívidas em atraso, contratadas com bancos ou financeiras em nome de pessoa natural física e aquela que não possui bens em garantia, como financiamentos de veículos ou imóveis.

Para participar da ação basta acessar o site Consumidor.gov.br, fazer o cadastro criando um login e senha, preencher seus dados e clique em Termos de Uso do Consumidor, aceitando e enviando. É necessário ter conta de e-mail válida. Em seguida, o consumidor deverá procurar a instituição financeira a qual possui alguma dívida e preencher os dados solicitados, apresentando, se possível, o plano de pagamento ou informar que deseja realizar a renegociação e aguardar pelas condições do banco.

As instituições financeiras terão até dez dias para responder aos consumidores. Posteriormente, os consumidores terão prazo de 20 dias para avaliar a resposta do fornecedor. Toda negociação é feita de forma virtual.

No caso de dúvidas sobre o processo de renegociação ou dificuldades de acesso à plataforma, o Procon Boa Vista estará disponível para tirar dúvidas e auxiliar o consumidor na resolutividade de sua demanda.

Além da renegociação de dívidas, o consumidor terá acesso ao conteúdo exclusivo de orientação financeira preparado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O acesso poderá ser feito pelo site meubolsoemdia.com.br de forma gratuita, com trilhas personalizadas para diferentes níveis de conhecimento e perfil de usuário, com informações sobre os índices de saúde financeira do brasileiro, recomendação de conteúdo e ainda resgate de incentivos.

CONTATO – Reclamações, denúncias e pedidos de informações ou de fiscalização podem ser feitas virtualmente por meio dos endereços eletrônicos da Secretaria Executiva de Defesa do Consumidor do Município - SEDC/PROCON BOA VISTA, por meio do e-mail: procon@boavista.rr.gov.br, pelo Portal Cidadão da Prefeitura de Boa Vista - aba DIREITO DO CONSUMIDOR, pelo Instagram @proconboavista ou pelos telefones: (95) 98400-4997, 98400-5720, 98400-4441 e 98400-5770. Presencialmente, as demandas serão atendidas na sede Procon Boa Vista, localizada no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto - Terminal do Caimbé - Avenida dos Imigrantes nº 1612, bairro Buritis - 1º andar. 

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