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Procon Assembleia ministra palestra para alunos do curso de recepcionista

Foram abordadas divergência na precificação, formas de pagamento, garantias legais e contratuais, desistência da compra e política de troca

Procon Assembleia ministra palestra para alunos do curso de recepcionista
Turma do curso de recepcionista do Senac durante palestra do Procon Assembleia.FOTO Alfredo Maia/SupCom-ALE-RR
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Nesta segunda-feira (1°), o Procon Assembleia ministrou uma palestra para os alunos do curso de recepcionista do Senac-RR (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Roraima) com o objetivo de informar sobre os direitos e deveres dos fornecedores e contratantes, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Os direitos básicos do consumidor estão presentes em nosso dia a dia. Desde ligar o ar-condicionado, tomar banho ou ir ao supermercado, tudo envolve o direito do consumidor”, destacou o diretor do Procon, Aldo Carvalho, na abertura do encontro.

Os principais pontos abordados incluíram divergência na precificação, formas de pagamento (crédito, débito e Pix), garantias legais e contratuais, desistência da compra e política de troca.

Carvalho ressaltou que a palestra reforçou a missão do órgão do Legislativo de contribuir para a formação de consumidores mais conscientes e ativos no exercício de seus direitos e deveres no mercado de consumo.

“Esse convite do Senac é muito importante, pois nos permite estarmos próximos da população, informando-a da melhor forma possível sobre seus direitos. A palestra foi muito proveitosa, com os alunos interagindo de maneira gratificante”, avaliou o diretor.

Para a aluna Nataly Oliveira, de 27 anos, que sempre trabalhou com atendimento ao público, o conhecimento do CDC protege tanto o consumidor quanto o fornecedor, ajudando a evitar desentendimentos com os clientes.

“É muito importante conhecer os direitos tanto como consumidor quanto como prestador de serviço. Já passei por situações em que o cliente tentava nos obrigar a vender o serviço da forma que ele queria, mas agora sei como lidar melhor com essas situações”, garantiu.

Rhuan Ferreira, de 23 anos, procurou a formação devido à oferta de empregos no setor de serviços. Ele, que também já enfrentou situações desagradáveis com clientes enquanto trabalhava em uma franquia de uma rede fastfood, ficou satisfeito com os novos conhecimentos adquiridos.

“Antes, eu não sabia como proceder em questões de precificação ou como fazer uma denúncia ao Procon. A palestra foi muito abrangente e esclarecedora”, afirmou.

Glaiciane Andrade, instrutora do Senac, enfatizou a importância da participação do Procon nos cursos de atendimento ao público, bem como o desejo de expandir a parceria com o órgão.

“Este é um curso longo, de 160 horas, com várias unidades curriculares, incluindo atendimento ao cliente. Trouxemos o Procon Assembleia para que os alunos entendam a importância dos direitos do consumidor na hora da compra, venda ou negociação. Pretendemos fortalecer essa parceria, com o curso de estoquista que será oferecido em breve, já que esses profissionais também precisam estar cientes dos direitos do consumidor”, adiantou.

FONTE/CRÉDITOS: Suellen Gurgel
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