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Procon alerta população sobre golpes financeiros em ação no Centro de Boa Vista

Equipes do Procon Assembleia percorreram Avenida Jaime Brasil para orientar consumidores sobre fraudes em cartões, boletos, Pix e empréstimos consigna

Procon alerta população sobre golpes financeiros em ação no Centro de Boa Vista
Alfredo Maia
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O Procon da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promoveu, nesta quinta-feira (13), uma ação informativa com o intuito de alertar a população sobre os crescentes casos de golpes financeiros. As equipes do programa da Casa Legislativa percorreram a Avenida Jaime Brasil, no Centro da capital, com foco nos clientes de agências bancárias da região.

Com a distribuição de panfletos, o Procon Assembleia abordou pessoas nas ruas com um resumo dos principais golpes financeiros demandados ao órgão do Legislativo. Casos referentes a fraudes em empréstimos bancários e golpes via Pix foram alvo da ação.

O diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho, destacou que houve acréscimo nas demandas de atendimento relacionadas às fraudes financeiras e que a ação preventiva do órgão busca alertar a população.

“No Procon Assembleia, percebemos um aumento nos casos, principalmente contra idosos, a exemplo de empréstimos consignados não autorizados, golpes do cartão de crédito, boletos falsos e fraudes no Pix. Por isso, reunimos todas essas informações no folder para informar os consumidores e ajudá-los a evitar esse tipo de situação”, afirmou.

Uma das pessoas abordadas foi a aposentada Maria Nilde, que contou sobre o golpe financeiro do qual foi vítima. “Tive um problema sério, pois quando mais precisei, tinham tirado meu dinheiro da minha conta. Fiz um boletim de ocorrência, cancelei tudo, mas não tive o dinheiro de volta. Por isso, acho muito boa essa ação para alertar as pessoas sobre golpes”, ressaltou.

A cabeleireira Diana Souza também enfatizou o crescimento desse tipo de golpe e que a ação do Procon é mais um meio de informar a população. “São bem importantes essas informações porque, de vez em quando, recebo mensagens dizendo que minha carteira de motorista está suspensa ou que devo alguma conta que nem existe. Como sei que é golpe, simplesmente ignoro. Porém, quem não sabe, acaba desesperado, manda documentos e aí cai no golpe”, explicou.

Dicas do Procon Assembleia

Veja os principais golpes financeiros aplicados contra os consumidores e como se precaver.

  • Golpe do Cartão de Crédito: um dos mais frequentes e ocorre quando alguém tenta usar o seu cartão de forma indevida se passando por você.

Mas como isso funciona? Com os dados do cartão de crédito em mãos e as informações pessoais da vítima, os golpistas fazem compras virtuais sem autorização.

Fique de olho em sites sem o selo de segurança (cadeado ao lado esquerdo do link), pois esse é o paraíso para golpes.

  • Golpe do Boleto Falso: geralmente, os boletos falsos são enviados por e-mail com um nome similar ao de um fornecedor.

A dica é, antes de confirmar o pagamento, verificar o nome do destinatário e o valor da cobrança. Leia com calma e não pague se houver desconfiança. Na dúvida, entre em contato com a instituição originária da cobrança por meio dos canais oficiais.

  • Golpe do Pix: é uma fraude que envolve o uso da ferramenta Pix para obter dinheiro de forma criminosa.

“Pix errado” - Caso seja contactado para devolução de dinheiro, verifique primeiro se houve entrada de recurso em sua conta. Se sim, devolva pelo sistema de reembolso direto do próprio aplicativo.

“Pix agendado” - Funciona assim: o golpista agenda o pagamento e envia o comprovante à vítima, sem que ela perceba o agendamento. Assim que o comprovante é enviado, o bandido cancela o envio. Há casos em que ele ainda pede reembolso por um suposto pagamento.

A principal dica é sempre consultar seu aplicativo financeiro antes de qualquer transação.

  • Golpe do Empréstimo Consignado: mais comum entre os idosos, o golpe do empréstimo consignado é uma fraude financeira que visa enganar pessoas para que compartilhem informações pessoais e contratem empréstimos que não existem. Por isso, não feche negócios via ligação ou por mensagens eletrônicas de texto; e não adiante pagamentos fora da data contratual.

Atendimentos

Em caso de dúvidas ou problemas com serviços e produtos, o consumidor pode procurar o Procon Assembleia, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na sede da Superintendência de Programas Especiais, localizada na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. Também é possível buscar atendimento pelo WhatsApp (95) 98401-9465 e por meio do site al.rr.leg.br/procon.

FONTE/CRÉDITOS: SupCom ALE-RR/Anderson Caldas
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