A Arquidiocese de Olinda e Recife deu a notícia, na noite desta terça-feira (15), que foi enviado à Roma, o material do processo de beatificação e canonização de Dom Helder Camara. O anúncio aconteceu após a missa que encerrou o 18º Congresso Eucarístico Nacional, na Brasília de Nossa Senhora do Carmo, em Recife.
Diante dos cerca de 20 mil fiéis que participaram da missa no Marco Zero e que seguiram em procissão com o Santíssimo Sacramento até a basílica de Nossa Senhora do Carmo, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, leu o comunicado enviado pelo vice-postulador da causa de canonização de Dom Helder, frei Jociel Gomes.
Dom Fernando contou que a informação “foi uma grande alegria que encheu os corações”.
“Vamos rezar para que o quanto antes possamos ver este processo caminhar e termos no futuro a satisfação de ter Dom Hélder, este grande bispo da nossa Igreja, como um santo, alguém que mereceu o reconhecimento da Igreja pelas suas virtudes, pelos seus valores, sendo um modelo de vida para todos nós”, disse o arcebispo de Recife e Olinda.
Confira o comunicado na íntegra:
“Exmo. e Revmo.
Dom Antônio Fernando Saburido, OSB
Comunico que foi emitido hoje, em Roma, o Decreto de Validade Jurídica do Processo de Dom Helder Camara, reconhecendo que todos os atos e toda documentação feitos na Arquidiocese foram aprovados pelo Dicastério das Causas dos Santos. Doravante, solicitaremos a nomeação de um Relator e iniciaremos a elaboração da Positio, que será, posteriormente, analisada pelas comissões de historiadores, teólogos, bispos e cardeais, a fim de que deem seus pareceres. Com a aprovação destas comissões, o Papa poderá declará-lo “Venerável”.
Rezemos nessa intenção.
Roma, 15 de novembro de 2022.
Frei Jociel Gomes, OFMCap.
Vice-postulador
Comentários: