Boa Vista recebe, pela primeira vez, o “Climathon”, um evento coordenado pela Climate-KIC, maior comunidade europeia de pesquisa e investimentos no combate a mudanças climáticas do planeta. O encontro, que ocorre no dia 25 e 26 desse mês no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) está com inscrições abertas até as 23h59 de quinta-feira, 23, de forma gratuita, por meio do link: https://bit.ly/
A ideia do evento é reunir especialistas, pesquisadores e empresários da área para discutirem questões climáticas junto a comunidade. Com isso, serão desenvolvidos projetos e elaborado um documento que auxiliará os estados amazônicos a buscarem soluções sustentáveis que garantam o desenvolvimento local.
“Precisamos de pessoas desenvolvedoras, designers, UX/UI, profissionais das áreas de humanas, exatas ou biológicas, estudantes, docentes, empreendedores, entre outras especialidades e perfis que tenham vontade ou ideias para construir essas soluções para os desafios propostos pelo comitê organizador do evento”, explicou o secretário de tecnologia e inclusão digital, Antonio Celso.
Para a resolução dos desafios, os participantes serão divididos em grupos, de acordo com seu segmento: indígena, academia ou poder público, terceiro setor ou sociedade civil organizada e empresariado. Esses grupos ficarão responsáveis por elaborar projetos e apresentá-los ao final do evento, com direito à certificação, além de premiação para os três primeiros colocados.
PARTICIPAÇÃO INDÍGENA – Roraima é o estado com a maior população indígena do país e, por conta disso, representantes das etnias Ingarikó, Jaricuna, Karafawyana, Kautena Makuxi, Mahayana, Taulipáng, Uaimiri Atroari, Wai-Wai, Wapixana e Yanomani foram convidados para participar das discussões.
Segundo o Censo 2022, Roraima possui 15,29% de indígenas, percentualmente a maior população autodeclarada indígena de todos os estados brasileiros, sendo a quinta em números absolutos. Com 46% da área de terras demarcadas, 73,38% desta população vive em terras indígenas, sendo as duas maiores populações absolutas do país os residentes nas Terras Indígenas Yanomami e Raposa Serra do Sol.
Por estas características Roraima é um estado que precisa se preparar para lidar com as questões indígenas e de conservação dos biomas, pois mesmo sendo o estado com a menor população absoluta do país, ainda assim é o que teve o maior crescimento populacional.
SOBRE AS INSCRIÇÕES – Para participar do evento é necessário ter acima de 16 anos, estar cursando ou já possuir ensino médio como escolaridade mínima, ter CPF ou indicar o CPF da pessoa juridicamente responsável.
A prefeitura reforça ainda, que a inscrição não garante vaga para o evento presencial. Isso porque as inscrições submetidas passarão por avaliação técnica. Os selecionados serão comunicados por meio de WhatsApp, e-mail ou ligação telefônica, devendo confirmar sua participação.
Comentários: