O Bollettino da Sala Stampa da Santa Sé anunciou, nesta sexta-feira (18), a elevação da Prelazia Apostólica de Borba à Diocese. Junto com isso, foi anunciado que Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, até o momento Bispo prelado, é o primeiro Bispo diocesano da Diocese de Borba, interior do Amazonas.
A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma mensagem onde diz que “a CNBB recebeu com alegria a decisão do Papa Francisco em elevar a, então Prelazia territorial de Borba, à Diocese, nomeando Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva como o primeiro bispo diocesano”.
Conforme a CNBB regional Norte 1, Dom Zenildo recebeu o anúncio com alegria. “O Papa Francisco instituiu nossa diocese dentro de um processo de evangelização, cuja missão passou pela organização de uma região de missão, para uma porção do Povo de Deus”, disse o novo bispo diocesano de Borba. Por isso, o bispo faz um chamado ao povo dizendo que “na Diocese de Borba devemos cultivar todas as qualidades e virtudes que devem caracterizar a Igreja católica: a unidade, a santidade, catolicidade, Apostolicidade, sinodalidade e proximidade”, completou Dom Zenildo.
A Diocese de Borba faz parte do regional norte 1, da CNBB, junto com a Arquidiocese de Manaus, as Dioceses de Roraima, Coari, Alto Solimões, São Gabriel da Cachoeira e Parintins, e as Prelazias de Itacoatiara e Tefé.
Prelazia e agora Diocese de Borba
Erigida em 13 de julho de 1963 pelo Papa São Paulo VI por meio da bula Ad Christi, depois do tempo em que foi administrada por Dom João de Souza Lima, Arcebispo de Manaus, foi nomeado seu primeiro bispo prelado, frei Adriano Jaime Miriam Veigle, que tomou posse em 8 de setembro de 1964.
Em 6 de julho de 1988 foi nomeado Dom José Afonso Ribeiro, franciscano da Terceira Ordem Regular, como segundo bispo da Prelazia Apostólica de Borba, que permaneceu no cargo até 14 de julho de 2006, em que foi nomeado Dom Elói Roggia. Seu sucessor foi Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, nomeado bispo coadjutor em abril de 2016 e que assumiu o governo da Prelazia em 23 de setembro de 2017. Com a criação da nova Diocese de Borba, Dom Zenildo foi nomeado pelo Papa Francisco primeiro Bispo diocesano.
Dom Zenildo
Natural de Linhares (ES), Dom Zenildo nasceu em 6 de junho de 1968. Ele é Redentorista e foi ordenado presbítero em 11 de agosto de 2001. Na congregação, Dom Zenildo foi formador, pároco e vice provincial, antes de ser nomeado Bispo coadjutor da Prelazia de Borba, escolhendo como lema episcopal “Apascenta minhas ovelhas”. Atualmente, o novo Bispo diocesano de Borba é Secretário do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Comentários: