Mesmo seguindo o planejamento estabelecido para os bairros da cidade, os agentes de limpeza da Prefeitura de Boa Vista têm trabalho dobrado no inverno. Quando a chuva dá uma trégua, é preciso agir com rapidez para recolher os resíduos descartados de forma irregular que se acumulam, principalmente, em locais propícios para alagamentos.
Esses lugares são monitorados e recebem atenção especial no período chuvoso. Mas apesar dos esforços das equipes, ainda é frequente o grande volume de lixo jogado todos os dias em locais inadequados. Somente no mês de maio 11,3 toneladas de resíduos foram recolhidas nessas áreas.
Ao ser arrastado para bocas de lobo, valas e canais, o lixo impede a passagem da água. O que compromete a eficiência nos mais de 120 pontos do sistema de drenagem já implantados pela cidade. Com isso, onde não ocorriam mais alagamentos, a água volta a acumular e demora horas para secar.
Para o secretário municipal de Serviços Públicos, Thiago Amorim, o trabalho da Patrulha da Chuva tem sido fundamental para evitar maiores transtornos, somados aos serviços já prestados pelas demais equipes que atuam diariamente na manutenção da limpeza da capital.
“Nossa equipe atua especificamente em pontos que sabemos que podem gerar algum transtorno. São ruas que não tem drenagem ou que já tem, mas demoram para secar, pontos viciosos de descarte de lixo ou bairros onde as pessoas insistem em colocar galhadas e entulhos na frente das casas”, ressaltou.
Atenção e responsabilidade – Transformar Boa Vista em uma cidade livre de alagamentos, além do investimento em obras de infraestrutura exige também que a população entenda e cumpra suas responsabilidades com relação ao descarte correto de todos os resíduos produzidos em casa.
A prefeitura ressalta que, ficar atento ao dia da coleta que ocorre três vezes por semana em cada bairro e colocar o lixo para fora somente nesses dias, acionar empresas credenciadas para o recolhimento de resíduos de poda de árvores, capina, entulhos e restos de obras de maneira correta, são atitudes simples que ajudam a evitar problemas que podem agravar nesta época do ano.
Comentários: