Com objetivo de levar atendimentos básicos de saúde para mais perto da população, a Prefeitura de Boa Vista promove a Ação Mais Saúde nas áreas rurais e indígenas do município. Nesta quarta-feira, 24, ocorreu a terceira ação deste ano. Os beneficiados foram moradores do PA Nova Amazônia, região Murupu. Em 2023, mais de 9.700 pessoas foram atendidas e a expectativa para esse ano é ainda maior.
A ação ocorre semanalmente, às quartas-feiras, das 9h às 16h, com serviços como vacinas, consultas médicas, suplementação de vitamina, farmácia, entre outros. Além do PA Nova Amazônia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) atendeu moradores das regiões do Truaru e Novo Passarão e deve incluir, a partir da próxima semana, as comunidades indígenas.
“Nós oferecemos vacinas, atendimento médico, suplementação de vitamina A, pesagem do Bolsa Família, teste rápido para detectar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e acesso aos medicamentos disponíveis no município. Caso seja identificada uma demanda com especialistas, o morador recebe o encaminhamento da nossa equipe”, contou a coordenadora de estratégias da SMSA, Gilmara Alves.
Saúde das pessoas em primeiro lugar
Francisca Gomes, de 55 anos, não perdeu a oportunidade de cuidar da saúde. A agricultora verificou o andamento da pressão arterial e glicemia, além de também solicitar encaminhamento para um otorrinolaringologista. “Eu iria até Boa Vista, mas ainda bem que a prefeitura veio aqui antes. Isso facilita muito. Tenho um problema no ouvido e consegui o encaminhamento”, disse.
A moradora Raissa Santana, 22 anos, aproveitou para atualizar a carteira de vacina das filhas Ana Pérola, de 5 anos, e Hilary, de apenas 8 meses. “Receber os atendimentos perto de casa é ótimo. Dá para economizar, pois para quem não tem transporte, é complicado ir até o centro da cidade. Agora as minhas filhas estão vacinadas e protegidas”, afirmou a mãe.
PARA FICAR ATENTO – A próxima ação ocorrerá na Comunidade Indígena Serra do Truaru, atendendo os moradores da região. A SMSA envia as informações sobre o local exato para as escolas e líderes comunitários. Dessa forma, o alcance é maior, devido ao compartilhamento em grupos nas redes sociais.
Comentários: