A Prefeitura de Boa Vista deu início nesta segunda-feira, 29, à 11ª Semana Pedagógica, tradicional evento de preparação para o ano letivo de 2024. A abertura ocorreu no Teatro Municipal. Mais de 6.500 profissionais da educação de diversas áreas serão capacitados por meio de palestras, oficinas e atividades práticas.
Este ano, o evento tem como tema “Reencontros e novas práticas educativas”, abordando a “alfabetização na idade certa”. De acordo com a secretária de Educação e Cultura (SMEC), Consuêlo Sales, a Semana Pedagógica é uma importante ferramenta de alinhamento de toda a rede municipal de ensino.
“Este é um evento essencial para que nossos profissionais iniciem o ano letivo de forma alinhada e devidamente capacitados. Nos permite troca de experiências e muito aprendizado. Trabalharemos temas específicos de cada área. Tudo para que eles se sintam motivados e para garantirmos ensino de qualidade para nossas crianças”, explicou.
MAIS CONHECIMENTO – Conforme Eliesio Almeida, professor da Escola Municipal Laucides Inácio de Oliveira, a formação continuada dos profissionais é essencial para a qualidade do ensino. “Trata da formação e valorização dos profissionais, nos incentivando a pensar e planejar as melhores formas de atender nossos alunos. Acho muito importante participar”, afirmou.
A cuidadora Jacira Scheherazade destacou as contribuições do evento para todos os profissionais e para o ensino como um todo. “Nossas expectativas são as melhores. Até porque teremos eixos específicos para a nossa área. Isso favorece o surgimento de novas ideias, propostas e nos ajuda a aperfeiçoar o trabalho que fazemos com as crianças”, contou.
PALESTRAS E OFICINAS – Durante o evento ocorrem oficinas e palestras com temas importantes, promovidas por profissionais da educação e de outras áreas, incluindo participação de especialistas da Universidade de Harvard. Um dos temas a serem abordados é a alfabetização para crianças com deficiências e com autismo.
De acordo com o professor Dr. Eugênio Cunha, do Instituto Conhecer, a palestra busca preparar os profissionais para atender crianças com autismo nas escolas municipais. A abordagem nesse momento é fundamental, visando a importância de eles estarem preparados, motivados e inteirados sobre as novas estratégias de ensino.
“Hoje pelo menos metade do quantitativo de matrículas da educação especial é de crianças com autismo. A gente procura estabelecer estratégias para levar condições pedagógicas para alfabetizar e letrar essas crianças. Acreditando sempre no potencial dos alunos e no potencial dos professores", disse.
Cerca de 1 mil alunos com autismo são atendidos na Rede Municipal de Ensino, sendo mais de 1.500 alunos considerados público-alvo, entre crianças com deficiência física, intelectual, auditiva ou visual e alunos com altas habilidades. O trabalho voltado aos autistas se fortaleceu com a inauguração de um centro especializado, no primeiro semestre do ano passado.
INVESTIMENTO – O ano letivo 2024 se inicia nesta quinta-feira, 1º. A previsão é atender 56 mil alunos em toda a rede municipal. Além disso, a proposta da atual gestão é gerar mais de 6 mil novas vagas para 2024, com obras de construção e ampliação em 11 unidades escolares da capital que estão em andamento.
Comentários: