A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizará nesta quarta-feira (14), no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, a partir das 9h, a cerimônia de posse dos novos integrantes do Parlamento Jovem Roraimense (PJR) 2024.
O evento marca o início dos trabalhos desta edição do programa, que visa proporcionar a 24 estudantes do 1º ano do ensino médio uma experiência prática do funcionamento do poder legislativo, estimulando o desenvolvimento de habilidades de liderança, debate e formulação de políticas públicas.
Conduzido pela Superintendência de Programas Especiais da ALE-RR, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o PJR 2024 traz novidades significativas. Além de cinco escolas de Boa Vista, destaca-se a participação de escolas do interior (Cantá, Mucajaí, Alto Alegre, Caracaraí e Rorainópolis), incluindo, pela primeira vez, uma instituição indígena, a Escola Estadual Indígena Professor Ednilson Lima Cavalcante, localizada no município de Cantá.
Para o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), a iniciativa celebra a democracia e prepara uma nova geração de cidadãos conscientes e ativos para a construção de um futuro melhor para o estado.
“O Parlamento Jovem Roraimense não só educa sobre a escolha dos representantes políticos, mas também conscientiza nossos jovens sobre a vida pública, dando-lhes voz e participação ativa no processo legislativo. Estamos formando os futuros líderes do nosso Estado”, destacou.
De acordo com a superintendente de Programas Especiais, Marília Pinto, o impacto do programa na inserção da juventude na política é inquestionável. “Eles passam a entender como se dá o processo legislativo, a importância da Assembleia e como a política pode ou deve ser. Creio que esse é o maior objetivo deste projeto”, salientou.
Rito legislativo
Durante a solenidade de posse, os 24 jovens parlamentares, acompanhados de seus padrinhos políticos, estarão vestidos formalmente, com os rapazes usando paletó e gravata, e as moças em trajes adequados à ocasião, refletindo a importância do momento para suas vidas e formação.
“Esses jovens têm como padrinhos nossos deputados. E a posse segue o mesmo rito da posse dos nossos deputados; é regimental. Quem atuará como presidente na cerimônia será o deputado jovem com maior idade entre eles, já os dois secretários serão escolhidos aleatoriamente”, adiantou a diretora do Cerimonial do Poder Legislativo, Silvia Macedo.
Após a composição da mesa, será feita a leitura do termo de posse e do juramento, que todos os eleitos prestarão antes de assinarem o termo. Em seguida, ocorrerá a eleição e a posse da mesa diretora.
O cronograma prevê, além da posse, sessões ordinárias mensais (12 de setembro, 9 de outubro e 13 de novembro) para discussão de proposições legislativas, e culminará com uma cerimônia de encerramento e entrega de premiação em 12 de dezembro.
Confira os parlamentares jovens roraimenses, por município e escola:
BOA VISTA
Colégio Estadual Militarizado Professor Carlo Casadio: Júlia Oliveira e Arthur Aniceto
Escola Estadual Professora Vanda da Silva Pinto: Ryan Silva 244 e Amanda Fernandes
Escola Estadual Lobo D’Almada: Arthur Vinícius, Jamylle, Renan Barbosa e Deise Lopes
Escola Estadual Gonçalves Dias: Mateus Araújo e Paulo Henrique
Escola Estadual Senador Hélio da Costa Campos: Tiago Pires, Freinyer José e Gabriel Reyes
ALTO ALEGRE
Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira: Marcelo Ferreira e Eyshila Souza
CANTÁ
Colégio Estadual Militarizado José Aureliano da Costa: Josué Miguel e Nanda
Escola Estadual Indígena Professor Ednilson Lima Cavalcante: Janete Adão
CARACARAÍ
Escola Estadual José Vieira de Sales Guerra: MBAPPE e Letícia
MUCAJAÍ
Escola Estadual Padre José Monticone: Vick Oliveira e Saidimar Narvaez
RORAINÓPOLIS
Escola Estadual José de Alencar: Brenda Rodrigues e Pedro Lucas
Comentários: