O mutirão foi realizado durante a reinauguração da Escola Estadual Indígena José Viriato, localizada no centro da localidade.
Além dos atendimentos realizados, foram repassados para a população 300 redes com mosquiteiros e duas casas de farinha para fomentar a produção rural da comunidade. Uma das beneficiadas com a casa de farinha foi a agricultora Marilene Raposo, de 49 anos.
A moradora da região produz farinha junto com toda a família e, com o equipamento repassado durante o Governo Presente, a expectativa é que a produção do produto derivado da mandioca aumente.
“Eu e outras famílias já esperávamos essa casa de farinha. Ela é muito bem-vinda e com certeza vai melhorar ainda mais a nossa produção. Então nós estamos bem agradecidos por esses projetos que o Governo traz para a gente”, disse.
Conforme ressaltado pelo tuxaua da comunidade, Lindolfo Fidelis da Silva, essa é a primeira edição do Governo Presente realizada na comunidade. Em nome da comunidade, Silva agradeceu pelos serviços ofertados pela gestão na localidade.
“Nesse importante momento, o Governo Presente na comunidade está sendo muito especial para nós, porque trouxeram atendimento na parte de saúde e vem beneficiar a nossa comunidade e a população em geral”, avaliou o tuxaua.
O governador Antonio Denarium ressaltou que o trabalho realizado nos últimos meses por meio do Governo Presente tem aproximado cada vez mais a estrutura pública estadual da população, levando serviços que muitos, em locais mais distantes, só poderiam ter se realizassem deslocamento até as sedes dos municípios ou até mesmo na capital, Boa Vista.
“O Governo Presente também tem sido um importante espaço para prestarmos contas e consolidar importantes ações de governo realizadas na nossa gestão, como o repasse de equipamentos para o Projeto de Grãos, de itens dos nossos programas sociais, de crédito para incentivo dos nossos empreendedores, enfim. São benefícios que impactam a vida das pessoas à pequeno, médio e grande prazo”, explicou Denarium.
Governo entrega unidade do Iater reformada na sede de Normandia
Durante a série de ações do Governo de Roraima em Normandia realizadas neste sábado, 11, também foi entregue uma nova versão reformada da Unidade Local do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), que recebeu uma nova estrutura pronta para atender os agricultores familiares e indígenas da região com maior conforto e praticidade.
O prédio foi recuperado com recursos próprios do Executivo estadual e, com a nova estrutura, vai ofertar serviços que antes os produtores rurais do município somente teriam se fossem até a sede do Iater, conforme citado pelo presidente do órgão, Marcelo Pereira.
“São atendimentos que tínhamos mais concentrados aqui na sede do município e na capital, mas está se estendendo para outras localidades, como as mais de das 102 comunidades existentes no município de Normandia, onde já realizamos nosso trabalho”, pontuou, relembrando que a unidade, que anteriormente funcionava como Casa do Produtor Rural, não era revitalizada há 22 anos.
Comentários: