Em alusão ao Janeiro Roxo, campanha que visa sensibilizar a população sobre a importância da prevenção à hanseníase, a Policlínica Coronel Mota promoverá uma ação especial com palestras, distribuição de informativos e realização de teste rápido.
A programação, que tem como tema “Conhecer para não Discriminar”, ocorrerá no dia 29, a partir das 8h, no Bloco A, Sala 12. A atividade tem como parceria o Núcleo de Controle da Hanseníase, órgão vinculado à Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde.
“Esse é o mês em que as unidades de saúde estão intensificando as ações para detectar novos casos, e sensibilizar a população que o conhecimento é a melhor arma para combater a hanseníase e o preconceito, para apoiarmos as pessoas em tratamento da doença”, destacou a enfermeira do Núcleo de Assistência ao Paciente com Hanseníase, Maria Gorete Pires.
Segundo o Ministério da Saúde, 90% dos novos casos da doença diagnosticados nas Américas estão concentrados no Brasil, sendo ainda o 2º colocado em número de novos casos no mundo inteiro.
Em Roraima, segundo dados do Núcleo, 54 casos novos de pacientes diagnosticados com Hanseníase foram contabilizados em 2023, dois a mais que no mesmo período em 2022.
Para facilitar o diagnóstico de pessoas que tiveram contato com pacientes acometidos pela doença, em setembro do ano passado, a CGVS implementou a rotina de detecção da hanseníase nos postos de saúde dos municípios, por meio da realização de testes rápidos, além de reforçar o envio de medicamentos para o tratamento de pacientes.
Tal medida, segundo o órgão, facilita o fechamento do diagnóstico, auxiliando os municípios na prestação da assistência médica de qualidade.
É importante reforçar ainda que o atendimento ao paciente com hanseníase é feito na atenção primária dos municípios, e em casos mais graves, ele deve ser encaminhado para a atenção especializada, que tem como referência a Policlínica Coronel Mota.
A unidade está localizada na rua Coronel Pinto, 646, no Centro de Boa Vista.
VEJA A PROGRAMAÇÃO
Campanha Janeiro Roxo da Policlínica Coronel Mota
Tema: “Conhecer para não Discriminar”
Data de Realização: 29 de Janeiro de 2024.
Pela manhã:
- Atendimento com a médica dermatologista Alba Palermo;
- Palestra com o fisioterapeuta Luiz Henrique da Silva Junior;
- Distribuição de cartilhas e panfletagem;
- Realização de Testes Rápidos com a enfermeira Maria Gorete Pires.
Pela tarde:
- Atendimento com a médica dermatologista Laila Acácia;
- Palestra com o assistente social Elias Ribeiro;
- Distribuição de cartilhas e panfletagem;
- Realização de Testes Rápidos com a enfermeira Janeide Gama.
Comentários: