Nesta segunda-feira (17), inicia o curso de Gestão de Pessoas Falecidas, direcionado aos profissionais do Instituto de Medicina Legal (IML), Instituto de Identificação Odílio Cruz (IIOC) e Instituto de Criminalística Perito Dimas Almeida (ICPDA) da Polícia Civil de Roraima (PCRR).
O curso, oferecido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), é direcionado àqueles servidores ligados direta ou indiretamente aos processos de identificação humana post mortem.
As aulas acontecem das 8h às 12 e das 13h30 às 17h30, no auditório do Hotel Aipana Plaza Hotel, com três dias de duração, totalizando 24 horas-aula.
Segundo a delegada-geral adjunta da PCRR, Darlinda de Moura Viana, o curso foi oferecido pelo CICV e incluído no Programa de Capacitação Continuada para a próxima promoção dos vários cargos da Instituição.
"Entre os objetivos da capacitação, está o fornecimento de estratégicas e técnicas orientadas para o reforço da capacidade institucional em relação à recuperação, transporte, análise, identificação, gestão de dados, entrega e comunicação com as famílias, incluindo as práticas de sepultamento de pessoas, relacionadas com a violência armada, migração e emergências", destacou.
No conteúdo programático está incluso a formação de uma visão geral do processo de gestão de pessoas falecidas, a explanação do processo integrado de identificação humana, uma atividade prática para gestão de pessoas falecidas com ênfase em identificação humana.
Durante a abertura do evento, que contará com a presença do coordenador Forense do CICV, Frederico Mamede, e representantes da Polícia Civil, será assinado pela delegada Geral Adjunta, o termo de doação de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), recebidos nesta semana pelos institutos periciais de Roraima.
A capacitação será ministrada pelo perito odontolegista da Polícia Científica de Santa Catarina (PCI-SC), Paulo Miamoto.
MINISTRANTE
Paulo Miamoto é perito odontolegista da Polícia Científica de Santa Catarina (PCI-SC), nos setores de Odontologia Legal e Antropologia Forense da Superintendência em Florianópolis.
Possui doutorado em Odontologia Legal e mestrado em Odontologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Especializado em Odontologia Legal e graduado em Odontologia pela Unicamp.
Atuou como Antropólogo Forense para o Escritório do Alto Comissariado de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas na República Democrática do Congo.
Foi estagiário do Laboratório de Morfologia e Antropologia Forense da Faculdade de Ciências da Universidade Masaryk, na República Tcheca, e atuou na docência universitária em Odontologia Legal e Anatomia Humana.
Tem experiência com tecnologias 3D abertas aplicadas a Aproximações Faciais Forenses e Medicina Veterinária.
Comentários: