Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Economia

Pesquisa aponta que 7 em cada 10 transações bancárias são via celular

Dados são da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária

Pesquisa aponta que 7 em cada 10 transações bancárias são via celular
Internet
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Sete em cada dez transações bancárias realizadas no ano passado foram feitas por meio do celular. Esse percentual sobe para oito em cada dez se forem consideradas também operações feitas pela internet ou por meio de mensagens instantâneas, como sms, apps ou chatbox.

Os dados estão na Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, feita pela Deloitte, divulgada na tarde dessa quarta-feira (26), em São Paulo.

Entre 2019 e 2023, as transações que utilizaram um smartphone cresceram 251% no Brasil. Só no ano passado foram feitas 130,7 bilhões de operações por esse meio, um aumento de 22% em relação ao ano de 2022.

De acordo com esse levantamento, os brasileiros estão utilizando cada vez mais os serviços bancários. Segundo a pesquisa, 79% das transações de 2023 foram feitas pelos canais digitais dos bancos, incluindo, além dos celulares, internet banking e aplicativos de mensagens.

A pesquisa mostrou ainda que as transações que são feitas por meio de aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, apresentaram um crescimento de 76% no período, passando de 70,9 milhões para 125,2 milhões.

O levantamento revela ainda que o Pix continua muito popular.

Na comparação entre 2022 e 2023, o número de usuários com Pix cadastrado nas instituições bancárias participantes da pesquisa cresceu 16%.

Segundo dados do Banco Central, foram adicionados ao sistema financeiro nacional pelo Pix, 71,5 milhões de usuários. Já as transações cresceram 74%, no período.

A Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária foi realizada entre janeiro e abril deste ano com 21 bancos, o que representa 80% dos ativos da indústria bancária do país

FONTE/CRÉDITOS: Por Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)