Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Religião

Papa nomeia comissário para relançar o serviço da Caritas Internationalis

O comissário extraordinário, Pier Francesco Pinelli, acompanhará a administração da CI para garantir a estabilidade e a liderança empática da confeder

Papa nomeia comissário para relançar o serviço da Caritas Internationalis
Foto: reprodução/Caritas Internationalis
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com um Decreto do Papa Francisco, nesta terça-feira (22), a Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou a nomeação de um Comissário extraordinário para relançar o serviço da Caritas Internationalis. O nomeado é o senhor Pier Francesco Pinelli, conhecido consultor profissional e organizacional.

Segundo o Comunicado, “após uma avaliação de seu desempenho por uma comissão independente, a administração da Caritas Internationalis (CI) foi colocada sob administração temporária com o objetivo de melhorar suas normas e procedimentos de gestão - embora a gestão financeira seja correta e os objetivos de captação de recursos tenham sido alcançados - e assim servir melhor as organizações membros da confederação em todo o mundo”.

O Papa Francisco nomeou como Comissário Extraordinário da CI, o senhor Pier Francesco Pinelli, com efeito a partir de 22 de novembro de 2022. O Sr. Pinelli será assistido pela Sra. Maria Amparo Alonso Escobar, atual Chefe de Advocacia da CI, e pelo Pe. Manuel Morujão S.J. para o acompanhamento pessoal e espiritual da equipe. Durante o período de comissariamento, todas as nomeações atuais da gerência dentro da CI estão suspensas. A nomeação de um Comissário Extraordinário para a CI não terá impacto sobre o funcionamento das organizações membros e do serviço de solidariedade global que elas promovem, ao contrário, servirá para fortalecê-lo.

Assembleia Geral
O Sr. Pinelli e a Sra. Alonso acompanharão a CI para garantir a estabilidade e a liderança empática. Trabalharão para finalizar o processo de nomeação de candidatos e os procedimentos de eleição, conforme estipulado nos Estatutos da organização. A próxima Assembleia Geral das Organizações Membros da CI elegerá o Presidente, o Secretário Geral e o Tesoureiro. O evento será realizado regularmente em maio de 2023 e será presencial. Para a preparação da Assembleia Geral, o Comissário Extraordinário será auxiliado pelo cardeal Luis Antonio G. Tagle, que cuidará particularmente das relações com as Igrejas locais e as Organizações Membros da Cáritas Internacionalis. 

Segue o Decreto do Santo Padre na íntegra:

A Caritas Internationalis assiste o Sumo Pontífice e os Bispos no exercício de seu ministério para com os mais pobres e mais necessitados, participando na gestão de emergências humanitárias e colaborando na difusão da caridade e da justiça no mundo à luz do Evangelho e dos ensinamentos da Igreja Católica. A fim de melhorar o cumprimento desta missão, parece necessária uma revisão do quadro normativo atual para torná-lo mais apropriado às funções estatutárias do Organismo, bem como prepará-lo para as eleições a serem realizadas na próxima Assembleia Geral. Com o fervoroso desejo de favorecer a renovação prevista da Instituição

nomeio

o Dr. Pier Francesco Pinelli como Comissário extraordinário da Caritas Internationalis, para que, a partir de 22 de novembro de 2022, ele possa dirigi-la temporariamente ad nutum da Sé Apostólica, com todos os poderes de governo, de acordo com o direito comum e os Estatutos e o Regulamento do Organismo, e com plena faculdade para derrogá-los, caso o considere oportuno ou necessário.

Com a entrada em vigor desta medida, os Membros do Conselho Representativo e do Conselho Executivo, o Presidente e os Vice-Presidentes, o Secretário Geral, o Tesoureiro e o Assistente Eclesiástico cessam seus respectivos cargos.

O Comissário extraordinário, auxiliado em suas funções pela Dra. Maria Amparo Alonso Escobar e apoiado pelo Rev. Padre Manuel Morujão, S.I., para o acompanhamento pessoal e espiritual dos funcionários, providenciará a atualização dos Estatutos e do Regulamento da Caritas Internationalis, por uma sua maior funcionalidade e eficácia, orientando a Organização na preparação da próxima Assembleia Geral. Nesta última tarefa, o Comissário extraordinário será assistido pelo Card. Luis Antonio G. Tagle, que será particularmente responsável pelas relações com as Igrejas locais e as Organizações Membros da Caritas Internacionalis.

O Comissário extraordinário atuará de acordo com o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

Do Vaticano, 21 de novembro de 2022

 

FONTE/CRÉDITOS: Informações do Vatican News
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)