No dia 04 de agosto, dia de São João Maria Vianney (1786-1859), a igreja celebra também o dia do padre. Não por acaso, a data é celebrada no dia do santo que é patrono dos párocos. Dentro da dinâmica pastoral da igreja no brasil, a comemoração é no primeiro domingo de agosto, o mês dedicado às vocações.
Em entrevista à nossa equipe de jornalismo, padre Lúcio Nicoletto, administrador diocesano da igreja de Roraima, fez uma reflexão sobre a missão do sacerdote. Para ele, o chamado a viver essa vocação é um grande ato de amor do próprio Cristo.
“Jesus nos ama, por isso Ele nos chama. Nos chama a segui-Lo mais de perto para que possamos ficar com Ele. Ficar com Jesus significa, em primeiro lugar, instaurar com Ele uma relação íntima de amor, uma relação que alimenta o sentido da própria existência. Uma relação que sustenta a existência do padre e sobretudo nos momentos mais difíceis.”, disse.
Para o sacerdote, que já vive a vocação há 24 anos, é uma alegria celebrar o dia do padre por ser mais uma maneira que o Senhor usa para lembrar que ele é amado e que, muito mais que servo, é um amigo de Deus.
“É uma grande alegria celebrar esse dia. Através do sacerdócio, sou lembrado diariamente o quanto Deus me ama e o quanto eu posso amar, porque todo este amor está dentro de mim, sendo trabalhado na medida em que eu acolho, é transformado em amor para os outros. E esse trabalho não depende de mim, tudo isso depende da graça de Deus que trabalha em nós.”
Ao finalizar a conversa, padre Lúcio motivou todos nós a rezarmos por nossos sacerdotes e pedindo que o Senhor sustente suas vida e sua vocação.
“Peçamos a Deus que sustente a vida de todos os padres com a graça do Seu amor, colocando no coração de todos os padres a graça de Sua paz, o primeiro Dom do Ressuscitado. E que essa paz seja a razão de nossa vida. Para que repletos dela, com o sorriso na boca e a paz no coração saibamos transmitir Cristo mediante um testemunho de ver a caridade.”, finalizou.
Parabenizamos todos os sacerdotes que estão na Diocese de Roraima. Pedimos que o Espírito Santo conduza sempre seus passos, decisões e a missão que o próprio Cristo os chamou. Que sigam dando testemunho de fé e de sabedoria a todos em nosso estado.
Comentários: