Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Utilidade Pública

OPERAÇÃO NATAL SEGURO Ipem-RR realiza fiscalização de itens comercializados durante período de Natal e Ano Novo

O Ipem-RR, está realizando uma importante ação em estabelecimentos da capital até sexta-feira, 22

OPERAÇÃO NATAL SEGURO Ipem-RR realiza fiscalização de itens comercializados durante período de Natal e Ano Novo
Secom-RR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O período festivo de natal está chegando, e com ele o mercado roraimense aquece com a procura por produtos para a ceia de Natal e das famosas luzes pisca-pisca. Para garantir festas tranquilas para a população em relação aos produtos comercializados nesta época, a equipe técnica do Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas de Roraima) está realizando uma importante ação em estabelecimentos da capital até sexta-feira, 22, com a Operação Especial Natal Seguro.

Durante todo o ano são realizadas as fiscalizações rotineiras em supermercados e lojas nos estabelecimentos comerciais de Boa Vista e também dos municípios do interior. As Gerências de Fiscalização de Produtos Pré-medidos e de Verificação da Qualidade e Metrologia estão em campo durante a operação, que faz parte de um conjunto de atividades do órgão estadual fiscalizador delegado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Enquanto a equipe de Pré-medidos fiscaliza os itens que costumam compor a ceia de natal, como chester, lombo suíno, peru, panetone e vinhos, a equipe de Qualidade verifica estabelecimentos que comercializam itens como luminárias de natal (tipo mangueiras), pisca-pisca, brinquedos para as crianças e bicicleta infantil.

CEIA DE NATAL

A presidente do Ipem-RR, Isabella Dias, afirmou que o principal objetivo da fiscalização é identificar irregularidades em produtos que estão à venda e garantir que o consumidor não seja prejudicado nas compras do final do ano.

“A equipe técnica de fiscais da área de Pré-medidos do Ipem realiza uma análise nos pontos de revendas, em produtos que foram pesados fora da vista do consumidor, destinados à ceia de Natal e de Ano Novo com a finalidade de verificar se os produtos típicos deste período estão sendo comercializados de forma correta, evitando que o consumidor seja lesado ao adquiri-los”, explicou Isabella.

Durante as fiscalizações nos supermercados, os fiscais verificam se o peso de cada item corresponde ao que está apresentado na embalagem e se as demais informações estão na altura de caracteres que o Inmetro determina, entre outros pontos.

“Caso seja encontrada alguma irregularidade na embalagem quanto às especificações do produto em relação ao padrão exigido pelo Inmetro, o produto é coletado e levado ao laboratório do órgão, onde será realizada uma perícia mais detalhada, na presença de representante do fabricante e ou do ponto de revenda, que poderão acompanhar o processo fiscalizatório, e inclusive, poderão dar destinação ao material avaliado após a perícia”, ressaltou Dias.

LUMINÁRIAS

Quando o assunto é decoração, os itens mais procurados são as luminárias natalinas, como o pisca – pisca. Estes devem atender a outros requisitos obrigatórios na embalagem, como a tensão, a corrente, a potência máxima do conjunto, o nome, e marca ou logomarca do fabricante ou importador.

“O pisca-pisca é um produto que merece muita atenção, porque não pode apresentar material ferroso no condutor e nos plugues, o que pode causar curto-circuito e risco de incêndio. Também devem atender ao padrão brasileiro [com pinos de 4mm] e devem ostentar o selo do Inmetro”, pontuou Dias.

BRINQUEDOS

Ainda segundo a presidente, é importante manter a população informada sobre os cuidados necessários na hora de comprar os presentes, principalmente os brinquedos para as crianças.

“É preciso ter atenção na hora de comprar os presentes natalinos, principalmente com os brinquedos, para que não ocorram maiores problemas com a segurança das crianças. Além do selo de conformidade do Inmetro, cada embalagem de brinquedo deve conter, em português, informações como a faixa etária indicada para o uso daquele item, e instruções de uso”, concluiu Isabella Dias.

 

FONTE/CRÉDITOS: Carla Morais
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)