A operação Omawe coordenada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 30 mil litros de combustível, 20 toneladas de cassiterita e mais de 1kg de ouro em três meses de combate ao garimpo ilegal em terras indígenas de Roraima. Os dados foram divulgados pelo orgão nesta quinta-feira (18).
Desde o dia 09 de fevereiro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Operação Conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), realizaram a apreenssão de 20 toneladas de cassiterita, 505 m³ de madeira, mais de 1kg de ouro, 4.9 kg de mercúrio, 30 mil litros de combustível, 50 armas, 1.246 munições, 3.1 kg de maconha, 1.5 kg de cocaína, 9 aeronaves e R$ 42.083,00 em espécie.
Além disso, 121 pessoas foram presas, 15 mandados de prisão foram efetuados e 6 foragidos foram recapturados.
As ações ocorrem em áreas de garimpo nas Terras Indígenas, cidades e vilas que são portas de entrada para o garimpo, e na capital do Estado.
Operação OMAWE
É uma ação da PRF que tem como objetivo combater o garimpo ilegal, reforçando o patrulhamento nas rotas de acesso ao garimpo. A Operação conta com efetivo oriundo de outros Estados, que têm atuado de forma preventiva, com apreensões relacionadas a logística essencial para funcionamento dos garimpos, tais como combustível, mercúrio, etc., e repressiva com prisões de garimpeiros e apreensão de minério extraído ilegalmente, como o ouro e a cassiterita.
Comentários: