Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Geral

OIM promove atividades culturais em celebração ao Dia Internacional dos Migrantes, em Roraima

As atividades foram destinadas aos refugiados e migrantes venezuelanos que se encontram nos Postos de Recepção e Apoio (PRA) da Operação Acolhida

OIM promove atividades culturais em celebração ao Dia Internacional dos Migrantes, em Roraima
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Boa Vista – A celebração do Dia Internacional dos Migrantes, comemorado em 18 de dezembro, em Boa Vista e Pacaraima contou com pintura de telas e exibição de filmes. As atividades foram destinadas aos refugiados e migrantes venezuelanos que se encontram nos Postos de Recepção e Apoio (PRA) da Operação Acolhida, resposta humanitária do governo do Brasil, que contam com o apoio na gestão da OIM, Agência da ONU para as Migrações.  

As festividades se iniciaram em Pacaraima, município na fronteira com a Venezuela, com uma tarde de pintura de quadros artísticos. Com a tela branca e pinceis nas mãos, a população recém-chegada em território brasileiro representou o significado da migração e a escolha do Brasil como novas chances de oportunidades.  

Casas, caminhos e estradas coloriram os quadros feitos por crianças e adultos, assim como corações, palavras e a ilustração em referência à Operação Acolhida. “Eu gosto de desenhar. Minha pintura foi sobre as bandeiras da fronteira entre o Brasil e a Venezuela”, disse Emysael, de 9 anos. 

Rosana, que havia chegado no PRA naquele dia para receber serviços de pernoite enquanto aguardava o início do processo de regularização migratória, decidiu pintar o que deseja para ela e a família. “Busco oportunidades e união familiar. Tenho dois filhos na Venezuela, vim com o meu marido para cá. Essa pintura me motivou, fiz tudo da minha imaginação. A migração é uma união, é um futuro melhor”, afirmou. 

“As atividades realizadas para o Dia dos Migrantes trouxeram um sentimento de acolhimento e um momento de entretenimento para essas pessoas que estão em uma situação de transição. Todos participaram e muitos expressaram nos quadros o que pensam da migração e aonde querem chegar”, declarou a auxiliar de Atenção Direta em Pacaraima Luzmargenis Iguanetti. 

Em Boa Vista, os quadros artísticos também deixaram o PRA mais colorido com as imagens em alusão à migração e a chance de agradecer o apoio recebido em um novo país. Ao todo, 40 telas foram pintadas por refugiados e migrantes venezuelanos nas duas cidades. As ilustrações ficarão expostas nos PRAs. 

CINE MIGRAÇÃO – A também OIM levou o Festival Internacional de Cine sobre Migração, em edição especial para a América do Sul, para dentro dos postos. Com objetivo de ampliar as perspectivas sobre a população em deslocamento, o Brasil exibiu filmes com a temática, assim como o Peru, Equador, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e Venezuela.  

A iniciativa ocorre globalmente desde 2016 pela OIM para informar, entreter e educar sobre a migração. Tanto em Boa Vista e Pacaraima, os títulos exibidos foram “Pinchintún – Ariadna una niña venezolana en Chile”, “Pinchintún – Luisa María una niña migrante”, animações voltadas para o público infantil, e a produção equatoriana “Misfits: eres o te haces”, que narra o processo de adaptação de uma adolescente latino-americana de classe média que após viver quase toda sua vida nos Estados Unidos retorna com sua família ao seu país de origem. 

“Ações como Cine sobre Migração proporcionam a capacidade de se emocionar e refletir, resultando em uma ferramenta muito poderosa para atingir os beneficiários de maneira diferente enquanto contribui com as condições de interação social para uma convivência mais harmônica e segura cuidando, assim, da saúde mental”, frisou a assistente de Atenção Direta da OIM em Boa Vista Arnallys Rodriguez. 

As atividades da OIM contam com o apoio financeiro do Escritório de População, Refúgio e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América. 

FONTE/CRÉDITOS: OIM
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)