O Núcleo de Saúde da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) fez uma panfletagem na recepção da Casa em referência ao “Outubro Rosa”, a ação foi na segunda-feira (17). Servidoras e colaboradoras foram recepcionadas com informações importantes sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama.
A equipe do Núcleo de Saúde abordou as servidoras com panfleto informativo sobre os sinais e sintomas da doença, bem como sobre os exames necessários para investigação e os locais de atendimento em Roraima.
A assessora parlamentar Bruna Queiroz foi uma das servidoras abordadas pela equipe do Núcleo e relata como essa ação ajuda a conhecer melhor a doença.
“Acredito que a campanha é muito importante, porque várias mulheres não procuram fazer o autoexame. Eu mesma tenho amigas que não se importavam com a própria saúde e, durante o banho, descobriram um nódulo nos seios. Por isso, a campanha faz esse alerta para a realização dos exames e incentiva a procura de ajuda médica”, disse a assessora.
Palestra
Além das informações sobre a doença, a equipe de saúde da ALE-RR convidou as servidoras da Casa para participar de palestras sobre a campanha Outubro Rosa, a ser realizada na quinta-feira (20), com início às 9h, no Plenário Valério Caldas Magalhães.
“Nós teremos um ciclo de palestras com a Dra. Magnólia Monteiro, que tratará sobre “Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Mama”, e a fisioterapeuta Carlyanne Rodrigues para falar sobre “Fisioterapia Pélvica” e a importância da parte íntima da mulher. Além disso, faremos sorteio de brindes, aferição de glicose e pressão arterial e finalizaremos o evento com coffee- break”, informou a chefe do Núcleo de Saúde da ALE-RR, Elissandra da Silva.
As palestras são destinadas a todas as servidoras e colaboradoras da Casa e a recomendação é que todas estejam vestidas com a cor rosa.
Iluminação da sede
Desde o começo do mês, o prédio da Assembleia Legislativa recebeu iluminação especial em referência ao “Outubro Rosa”, movimento internacional de conscientização para a detecção precoce dos cânceres de mama e do colo do útero. Como parte da campanha, o Poder Legislativo intensifica ações informativas de prevenção, diagnóstico e rastreamento dessas doenças.
“Toda campanha preventiva é necessária e nós queremos deixar nossa participação enquanto Assembleia Legislativa para que as mulheres busquem fazer seus exames com antecedência. Por isso, nós iluminamos a sede do Poder Legislativo exatamente no sentido de chamar a atenção da sociedade roraimense para o enfrentamento do câncer de mama”, pontuou o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).
Comentários: