O Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza (HGR) passará a contar em breve com um setor especializado no tratamento de pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC). O novo espaço terá 14 leitos monitorizados e o auxílio de uma equipe médica multiprofissional formada por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais.
A coordenadora da neurologia do HGR, Ana Rosa Fonseca, ressalta sobre os atendimentos. “Esse setor vai acolher a todos pacientes que entram com AVC agudo, com aplicação de medicação específica que ajuda a reverter os sintomas, desde que esse paciente entre [na unidade] em até 4h30 após o início dos sintomas”, ressaltou.
No Brasil, estima-se que mais de 100 mil pessoas tenham sido acometidas pela doença, sendo ela a segunda maior causa de mortes no país. Para a coordenadora, a implantação deste setor dará maior segurança aos pacientes.
“Teremos a parte de reabilitação de fisio e fono, tudo mais direcionado para esses pacientes que vão ficar nessa unidade. Antes os pacientes não tinham isso, eles ficavam muitos espalhados pelo hospital e não direcionados para a neurologia”, completou.
A neurologista salientou ainda que o paciente precisa reconhecer os sintomas da doença, procurando imediatamente um serviço de saúde. Isso aumenta as chances de um tratamento mais eficaz.
“É importante que os pacientes não demorem para chegar ao hospital. Logo que verem alguma alteração, seja na fala, um sorriso na perna ou no braço, já procurem logo o atendimento, chamem o SAMU para serem direcionados para a nossa unidade”, pontuou.
Comentários: